Especialistas apresentam pesquisas sobre arte, museus e inclusão

ImprimirImprimir

Cine Aruanda e Pinacoteca da UFPB serão palco do “I Congresso Ibero-Americano de Arte, Museus e Inclusão; VI Bienal Internacional de Arte Postal; V Congresso Nordestino de Arteterapia e IX Encontro Paraibano de Arteterapia”. Esses eventos acontecem de 21 a 23 de Novembro, no Campus I em João Pessoa. O Cine Aruanda fica localizado no Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) e a Pinacoteca, na Biblioteca Central. Inscrições de artigos e trabalhos artísticos podem ser feitos até dia 23 deste mês.

 

O Grupo de Pesquisa em Arte, Museus e Inclusão (GPAMI) e a equipe do Laboratório de Artes Visuais Aplicadas e Integrativas (LAVAIs), e a Pinacoteca da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), propondo responder as demandas legais das práticas inclusivas em contextos educativos (formais, não formais e informais) em museus e instituições culturais, a partir das demanda de mediação e do estudos de públicos em museus, visa colocar em diálogo investigadores que abordam novas práticas de pesquisas na área no Brasil e no mundo.

 

O Congresso Ibero-Americano pretende reunir e apresentar as diversas vertentes da investigação sobre as múltiplas relações entre Arte, Museus e Inclusão. Dará ênfase aos estudos teóricos, históricos, críticos e artísticos realizados no contexto ibero-americano.

 

Para os organizadores as questões referentes ao conceito de inclusão em seu amplo leque de possibilidades, ao longo do tempo, têm sido tema para inúmeras vertentes de investigações, ampliadas com a aprovação da lei brasileira de inclusão em 2015. Esse tema passou a ser elemento essencial da pauta contemporânea, tornando-se não só política pública prioritária, como obrigatoriedade legal.

 

Os museus e as demais instituições culturais passaram a discutir e programar medidas e estratégias de ação, objetivando a democratização de acesso aos bens culturais, respondendo as obrigatoriedades legislativas, participando ativamente do processo de humanização e contribuindo para o empoderamento dos agentes sociais.

 

Esses eventos recebem apoio também do Comitê de Inclusão e Acessibilidade (CIA) da UFPB e do Grupo de Trabalho em Acessibilidade Comunicacional (GTAC).

 

Inscrições e informações no site: www.even3.com.br/CIAMI.

 

Fonte: 
Agência de Notícias da UFPB - Com Assessoria
Compartilhar: