UFPB sedia em fevereiro Décimo Primeiro Conhecimento em Debate

O “XI CCHLA Conhecimento em Debate”, edição 2017, está previsto para o período de 13 a 17 de fevereiro. O encontro que tem como tema central “Universidade e Desafios do Tempo Presente”, é uma iniciativa do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da Universidade Federal da Paraíba (CCHLA/UFPB). Em sua décima primeira edição a homenageada será a professora Eleonora Menicucci, titular de Sociologia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

A homenageada e ex-ministra, Eleonora Menicucci, irá proferir a conferência de abertura do “XI CCHLA Conhecimento em Debate”, falando sobre o tema: “Feminismo e lutas democráticas no Brasil”.

O Conhecimento em Debate é um espaço aberto para que todos aqueles que compõem o CCHLA tenham a oportunidade de divulgar suas pesquisas e produções em formato de trabalhos acadêmicos.

O evento realizado no Centro de Ciências Humanas e Letras da UFPB no Campus I é um espaço de diálogo onde ocorre intercâmbio entre professores, pesquisadores, técnico-administrativos e estudantes do Centro, suscitando um momento significativo de discussão e reflexão dentro das áreas que compõem o campo das humanidades.

Nesta décima primeira edição o “CCHLA Conhecimento em Debate” estará em pauta o papel da universidade contemporânea na construção do conhecimento, exercendo sua posição de crítica e de independência, atenta às demandas do tempo presente, e compromissada com uma sociedade melhor no futuro.

Podem participar do evento, professores, pesquisadores, técnico-administrativos e estudantes de graduação e de pós-graduação.

Cada participante pode inserir até dois trabalhos inscritos em tipologias diferentes. No entanto, somente um dos trabalhos apresentados em forma de Sessão Temática, Palestra ou Mesa-Redonda poderá ser encaminhado para a publicação no livro eletrônico do “XI CCHLA Conhecimento em Debate".

De acordo com informações do edital, as inscrições de Sessões Temáticas e dos Minicursos, ocorrerão no período de 24 deste mês a 11 de novembro. A Comissão Organizadora fará a validação das inscrições pelos coordenadores das Sessões Temáticas de 14 a 25 de novembro. A publicação da programação geral do evento ocorrerá no site do evento em 2 de dezembro.

Sobre a homenageada

A homenageada deste “XI CCHLA Conhecimento em Debate” é Eleonora Menicucci de Oliveira. Professora titular de Sociologia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), onde realiza pesquisas sobre o tema da "Saúde Coletiva", Eleonora Menicucci foi professora da UFPB entre 1978 e 1990, lotada no Departamento de Ciências Sociais do CCHLA.

Durante a ditadura militar, Eleonora Menicucci foi militante do movimento estudantil, atuou em organizações clandestinas de resistência à ditadura e foi presa política em São Paulo. Já morando em João Pessoa, militou no movimento feminista e na seção paraibana do Comitê Brasileiro pela Anistia. Eleonora Menicucci é graduada em Ciências Sociais (UFMG), mestre em Sociologia (UFPB) e Doutora em Ciência Política (USP).

Detalhes do “XI CCHLA Conhecimento em Debate” podem ser obtidos no endereço eletrônico http://www.cchla.ufpb.br/conhecimentoemdebate; ou através do telefone (83) 3216-7463.

Agência de Notícias da UFPB - Marcos Figueiredo