UFPB homenageia cursos de Direito, Odontologia, Medicina e Matemática e faz convênio com APL

ImprimirImprimir

Os Conselhos da Universidade prestaram homenagem aos quatro cursos mais antigos no mesmo dia em que o Reitor, Rômulo Polari, assinou convênio com Academia Paraibana de Letras (APL) para descobrir e publicar obras de novos talentos literários da Paraíba. Na cerimônia, o Reitor lançou livro sobre o Instituto UFPB de Desenvolvimento da Paraíba

 

 

Em reunião conjunta realizada na manhã desta sexta-feira (16) pelos Conselhos Universitário (CONSUNI) e de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE), a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) homenageou os 60 anos dos cursos de Medicina, Odontologia e Direito e 50 anos do curso de Matemática, além de assinar protocolo de intenções com a Academia Paraibana de Letras (APL), na busca de descobrir novos talentos literários do Estado e editar suas obras.

 

 O evento contou com as presenças do Reitor da UFPB, Rômulo Soares Polari, da Vice-Reitora, Maria Yara Matos, dos ex-reitores José Jackson Carneiro de Carvalho e Neroaldo Pontes, dos deputados federais Luiz Couto (PT) e Manoel Júnior (PMDB), do escritor, jornalista e Presidente da Academia Paraibana de Letras (APL), Gonzaga Rodrigues, do Presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Superior da Paraíba (Sintespb), Rômulo Xavier, além de Pró-Reitores, Diretores de Centros, professores e funcionários da universidade.

 

Homenagem

Os sexagenários cursos de Medicina, Odontologia e Direito foram homenageados com entrega de placa comemorativa pelo Reitor da UFPB aos seus respectivos coordenadores. Igual cerimônia realizada também com o cinqüentenário curso de Matemática tendo, cada um deles, feito breve relato sobre as implantação e existência dos mesmos.

 

Literatura paraibana

Após a assinatura do protocolo de intenções pelo Reitor da UFPB, Rômulo Polari, e pelo Presidente da APL, Gonzaga Rodrigues, ambos discorreram sobre a necessidade de se apoiar os novos talentos da literatura paraibana, rica em sua história, mas necessitada de um apoio para a descoberta de escritores e edição de suas obras, o que será feito a partir de 2012, “ano do centenário do livro ‘EU’, do grande poeta paraibano Augusto dos Anjos”, revelou o Reitor.

 

IDEP

Como ato final da solenidade, houve o lançamento do livro “Instituto UFPB de Desenvolvimento da Paraíba”, de autoria do Reitor Rômulo Polari, publicado pela Editora Universitária.

 

A obra aborda em seus seis capítulos, além da Introdução, os “Fundamentos à Criação do IDEP/UFPB”, “A UFPB e o Desenvolvimento da Paraíba”, “O IDEP/UFPB: Conteúdo Organizacional Básico”, “O Funcionamento do IDEP/UFPB” e “Investimentos Necessários à Implantação do IDEP/UFPB”.

 

Fonte: 
Agência de Notícias da UFPB - Fernando Caldeira