Concerto da OSUFPB conta com pianista internacional

O concerto da Orquestra Sinfônica da UFPB (OSUFPB) desta semana conta com a participação do pianista norte-americano David Korevaar, que fará recital e masterclass na UFPB, culminando com sua participação junto à Orquestra Sinfônica da instituição, onde atuará como regente ao mesmo tempo em que executará solo de obras de Mozart, numa performance inédita realizada na Paraíba. O concerto acontece nesta sexta-feira (28), às 20h, na Sala de Concertos Radegundis Feitosa, no Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA), Campus I da UFPB. A entrada é gratuita e aberta para o público.

O pianista norte-americano David Korevaar escolheu João Pessoa para encerrar sua primeira turnê pelo Brasil. Em sua passagem pela cidade, ele apresentará recital de piano na quinta-feira (27) e será solista e regente da Orquestra Sinfônica da UFPB na sexta-feira (28), onde apresentará os Concertos n. 9 e 14 de Mozart. A performance de dois concertos onde o solista faz também o papel de regente é inédita na Paraíba. Os alunos da UFPB terão ainda a oportunidade de tocar para o pianista na masterclass que será realizada nesta quarta-feira (26), às 14h.

A inciativa para a vinda de David Korevaar à Paraíba é da professora de piano da UFPB, Luciana Noda, que foi supervisionada pelo consagrado pianista em seu estágio pós-doutoral na Universidade do Colorado-Boulder, trabalhando em sua pesquisa artística, com apoio da CAPES e da Fulbright. A professora promove e dá continuidade ao intercâmbio artístico e acadêmico entre a UFPB e a instituição americana.

Este é o décimo sexto concerto de uma série de cerca de vinte apresentações quinzenais programadas para este ano, contemplando clássicos da música universal, música brasileira e produções de professores e alunos dos Departamentos de Música e Educação Musical da UFPB.

DAVID KOREVAAR

David Korevaar é um pianista prestigiado nos EUA, Ásia e Europa. Mantém-se ativo em sua carreira artística como pianista, solista e camerista ao mesmo tempo em que se dedica ao ensino como professor na Universidade do Colorado Boulder, onde é Peter and Helen Weil Professor of Piano. Possui os títulos de Doctor of Musical Arts, Master of Music e Bachelor of Music, todos pela Juilliard School de Nova Iorque, onde estudou com o renomado pianista e compositor Earl Wild. Estudou também com Paul Doguereau, Egon Petri e Abbey Simon. Korevaar possui um repertório variado e extenso, aliado com seu trabalho com compositores vivos e sua própria experiência na composição. Com equilíbrio e sucesso, tem tocado frequentemente em diversas cidades dos EUA, Austrália, Japão, Coréia, Abu Dhabi e Europa.

É membro do Boulder Piano Quartet, grupo residente da Boulder Public Library, e do Clavier Trio, grupo residente da Universidade do Texas, em Dallas. Korevaar tem tocado também como artista convidado de outros quartetos como o Takács, Manhattan e Colorado Quartet.

Momento pedagógico

A coordenação do Laboratório de Música Aplicada (LAMUSI) da UFPB, que administra a Sala de Concertos Radegundis Feitosa, recomenda que o público chegue pelo menos meia hora antes do concerto, para uma pequena palestra que é proferida antes da apresentação e que presta esclarecimentos aos presentes sobre o conteúdo das obras musicais contempladas na noite. Também lembra que, por motivo de segurança, não permitirá, em hipótese alguma, o acesso ao público quando a Sala de Concertos alcançar sua lotação máxima, que é de 300 pessoas.

Para mais informações sobre o concerto, é só consultar o site da OSUFPB: www.osufpb.com.

Agência de Notícias da UFPB