CPA/UFPB realiza I Seminário de Avaliação Institucional e Gestão Estratégica

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) promove nos próximos dias 21 e 22 de novembro, no Auditório da reitoria - Campus I da UFPB, o I SEMINÁRIO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL E GESTÃO ESTRATÉGICA DA UFPB, tendo como objetivo abordar as concepções e métodos de avaliação e gestão visando a execução de ações eficientes para melhoria do ensino, pesquisa e extensão.

A professora Dra Mônica Dias Palitot, Presidente da CPA/UFPB, ressalta a importância da participação de todos (Professores, servidores técnico-administrativos e estudantes), mas principalmente daqueles que participam da gestão das instituições de nível superior uma vez que os temas abordados são de extrema relevância no atual momento político e econômico vivido em nosso país.

As inscrições são gratuitas e feitas através do site http://www.ufpb.br/cpa. As vagas são limitadas.

08h00 às 08h30- Credenciamento

08h30 às 09h00- Solenidade de Abertura Pronunciamento da Reitora e Presidente da Comissão Própria de Avaliação

• Magnífica Reitora Profa Dra Margareth de Fátima Formiga Melo Diniz

Vice-Reitora Profa. Dra. Bernardina Freire de Lira

Presidente da CPA/UFPB-Profa. Dra. Mônica Dias Palitot

Pró-Reitor de Administração: Profo Dro Aluísio Mário Lins Souto

09h00 às 10h00- Conferência - Institucionalização da Responsabilidade Social da Universidade como Estratégia para o Plano de Desenvolvimento Institucional das Universidades

• Conferencista: Dr. Adolfo Ignácio Calderón

10h00 às 10h30- Coffee break

10h30 às 12h00- Mesa Redonda1 – Avaliação Institucional nas Instituições de Ensino Superior (IES) da Paraíba

• Profa. Dra. Bernardina Maria Freire (Vice Reitora)
  • Profo Dr. Francisco Fernandes de Araújo Neto (Representante da IFPB)
  • Profo Dro Gustavo Tavares da Silva (Reuni/Universidade Participativa)

Profo Dr. José Mancinelli Lêdo do Nascimento - Representante da UFPB.

12h00- Parada para o almoço

13h40 às 15h00- Conferência - Gestão Estratégica e o Plano de Desenvolvimento Institucional na Perspectiva da Sustentabilidade da Universidade

Conferencista: Dr. Kleber Cavalcanti Nóbrega

15h30 às 17h00- Mesa Redonda 2 – Avaliação Institucional nas Instituições de Ensino Superior (IES) da Paraíba

• Profa. Dra Terezinha Domiciano Dantas Martins (Presidente da Mesa);
  • Profª. Dra. Graça Baptista (CE/UFPB)
  • Prof.Esp.Ivaldo Menezes de Melo Júnior Representante da FCMPB
  • Profo Dro Galdino Toscano de Brito Filho-UFPB
  • Profo.Dro Luiz Custódio da Silva e Profo.Dro Jorge Dellane da Silva Brito - UEPB

Dia 22/11/2016- Terça- feira

09h00 às 10h00- Conferência -  Gestão da Integridade Institucional

• Conferencista Rodrigo Márcio Medeiros Paiva – Analista de Finanças e Controle do Núcleo de Ações de Prevenção da CGU-Regional/PB

10h15 às 12h00 Mesa Redonda 3 – Avaliação Institucional nas Instituições de Ensino Superior (IES) da Paraíba

• Profª. Drª. Elizete Ventura do Monte (Presidente da Mesa)
  • Prof. Esp. Ricardo Berilo Bezerra Borba (IESP)
  • Profa. Dra. Janine Marta Coelho (CE/UFPB)
  • Prof. Dr. Edson Peixoto de Vasconcellos Neto (Representante da Facene/Famene)

12h00- Parada para o almoço

14h00 às 15h00 – Conferência - Gestão estratégica: do plano de desenvolvimento institucional à prática

Conferencista: Prof.Dr.Adelar Hengemühle (Diretor Executivo do Grupo Educacional Augusto Cury)

15h00 às 16:00 Conferência- – Planejamento e Avaliação Institucional-Como funciona na UFPE?

Conferencista: Profa.Drª. Maria Cristina Falcão (Diretora da Diretoria de Avaliação e Planejamento Institucional da PROPLAN-UFPE)

16h00 às 17h00 – Lançamentos de Livros e Coquetel de Encerramento

Ascom-Reitoria (Fernando Caldeira / Jéssica Azevedo)