Reitora da UFPB é homenageada com título de Edificadora do Pronera

A reitora da UFPB Margareth Diniz foi homenageada pelo Instituto Nacional da Reforma Agrária (Incra) como Edificadora do Pronera na Paraíba. O Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) foi criado há 18 anos, com o objetivo de ampliar, por meio de cursos, o nível de escolarização formal dos trabalhadores rurais, jovens e adultos, beneficiários de projetos de assentamento.

O título foi conferido pela Regional do Incra e entregue pelo assegurador do programa na Paraíba José Gentil Fernandes, na tarde da terça-feira, 14 de novembro, no gabinete da reitoria. A entrega foi acompanhada pelo professor José Jonas Duarte da Costa, do Departamento de História/UFPB (à esquerda na fotografia). O docente é membro da Comissão Pedagógica Nacional do Pronera e coordenador da Residência Agrária do curso de especialização em “Processos históricos e Inovações Tecnológicas no Semiárido” da UFPB.

A reitora recebeu a honraria pelo acolhimento e gestão de 19 propostas de curso de educação rural e qualificação profissional na UFPB, abrangendo da alfabetização à pós-graduação, contribuindo, dessa forma, para a democratização do conhecimento no campo, o fortalecimento da reforma agrária e o desenvolvimento social e econômico de inúmeras famílias assentadas.

Na Paraíba, o Pronera teve início em 1999 e formou 3.582 alunos em 24 cursos, segundo dados do Incra. Quatro cursos encontram-se em execução no Estado, beneficiando 108 alunos: dois cursos de Residência Jovem (60), uma turma de graduação em Licenciatura em História (35) e uma turma de graduação em Licenciatura em Pedagogia (13).

Já foram oferecidos cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA), de nível médio tradicional, de nível médio com magistério, cursos técnicos profissionalizantes (Agropecuária, Zootecnia, Agroindústria e Enfermagem), de graduação (licenciatura em História, Ciências Agrárias e Pedagogia) e de pós-graduação em residência agrária.

Além da UFPB, na Paraíba, estão envolvidos o IFPB e a UFCG, com apoio do Ministério da Educação, do CNPq, do Insa, dos governos municipal e estadual, entre outros órgãos.

ACS | Rita Ferreira, com Assessoria de Comunicação Social do Incra/PB.