UFPB reconduz Margareth Diniz ao cargo de reitora da UFPB

Em sessão solene, na noite de 22 de novembro, a professora Margareth de Fátima Formiga Melo Diniz foi reconduzida ao cargo de reitora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) para um segundo período de quatro anos à frente da instituição. O evento foi prestigiado por autoridades, servidores, funcionários terceirizados, estudantes, representantes da comunidade e convidados, no Auditório Professor Milton Paiva (reitoria), no campus I, em João Pessoa.

Integraram a mesa de honra, o prefeito da capital paraibana Luciano Cartaxo, o conselheiro nacional de Educação José Loureiro Lopes, o procurador-geral da UFPB Carlos Octaviano Mangueira, o superintendente do HULW Arnaldo Medeiros e o presidente da ADUFPB Marcelo Sitcovsky.

Depois de sua recondução, Margareth Diniz empossou a professora Bernardina Maria Juvenal Freire de Oliveira no cargo de vice-reitora - sua companheira na chapa mais votada em consulta eleitoral realizada na UFPB. Em discurso, a reitora agradeceu à comunidade universitária pela confiança e apoio. Expressou gratidão a todos que participaram da sua primeira gestão, em especial ao então vice-reitor Eduardo Rabenhorst, e fez um breve resumo sobre os êxitos de sua primeira administração.

Para o reitorado que se inicia, Margareth Diniz indicou prioridades. “Meu compromisso imediato é com a finalização de obras, que estão sendo resgatadas para seu destino institucional, e a nova formatação da prefeitura universitária, destacando que muitas dificuldades foram legadas, outras foram de aprendizados de exigências culturalmente ignoradas no meio universitário. Aprendemos e corrigiremos”.

Ao final, a gestora anunciou mudanças no alto escalão da UFPB:

Prefeitura Universitária - João Marcelo Alves Macedo

Pró-Reitoria de Assistência e Promoção Estudantil - João Wandemberg Gonçalves Maciel

Pró-Reitoria de Planejamento - Elizete Ventura do Monte

Pró-Reitoria de Pesquisa - Isac Almeida de Medeiros

Pró-Reitoria de Pós-Graduação - Maria Luiza Pereira de Alencar Mayer Feitosa

Secretaria dos Órgãos Deliberativos da Administração Superior (Sods) - Bagnólia Araújo Costa

Superintendência do Instituto UFPB de Desenvolvimento da Paraíba (Idep) - Otávio Machado Lopes de Mendonça

Superintendência de Tecnologia da Informação - Hermes Pessoa Filho

A reitora também confirmou dirigentes que permanecerão em cargos que já ocupavam em sua gestão anterior:

Chefe de Gabinete - Aline Nadege de Sá Monte

Pró-Reitoria de Administração - Aluísio Mário Lins Souto