HU realiza cirurgia transmitida em Alta Definição – 4K

A Gerência de Ensino e Pesquisa do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), realizará nesta quarta-feira (30), às 8h30, o evento: “Transmissão de Procedimentos Cirúrgicos utilizando 4K;  ferramenta de apoio à formação em Saúde”. O evento consistirá da transmissão de uma cirurgia de fissuras lábio palatino, a ser realizada no HULW.

A cirurgia será assistida pelo Ministro da Educação, José Mendonça Bezerra Filho, ao lado do Superintendente do HU, prof. Arnaldo Medeiros, na sede da Ebserh, em Brasília. A comunidade acadêmica poderá acompanhar o evento no auditório Lindbergh Farias, térreo do HU no Campus I, em João Pessoa.   Trata-se de uma demonstração de pesquisa de Visualização Avançada em Ultra Alta Definição (UHD – 4K) em Redes de Altíssima Velocidade, envolvendo o HULW, o Laboratório de Vídeo Digital (Lavid) do Centro de Informática da UFPB, a Rede Paraibana de Alto Desempenho (Repad) do Governo do Estado da Paraíba,  juntamente, com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), que busca soluções tecnológicas para a melhoria da formação em saúde, assim como da assistência em saúde.

Uma infraestrutura de rede interna dedicada foi montada no HU, de forma a proporcionar a transmissão de cirurgias, fazendo uso de imagens em UHD. Com a interligação desta infraestrutura interna a REPAD, é possível transmitir as imagens em UHD para outros hospitais do país e do mundo. Esta ação vem ao encontro da crescente necessidade de usar as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), com vistas à melhoria da formação de recursos humanos em saúde e na atenção à saúde.  Trata-se de um cenário onde o desenvolvimento tecnológico está nos levando a buscar soluções cada vez mais eficientes na relação custo-benefício. Os consumidores, neste caso universidades e hospitais universitários, são cada vez mais exigentes e esperam inovação que impliquem em custos menores e maior qualidade.

Para o Gerente de Ensino e Pesquisa do HU, prof. Ângelo Melo, “com a infraestrutura de rede de altíssima velocidade instalada pelo Governo do Estado da Paraíba através da REPAD, além do Ponto de Apoio (PA-PB) da RNP localizado Superintendência de Tecnologia de Informação (STI) da UFPB, acredita-se que este é um passo importante para o uso efetivo da Telemedicina em nossa região”.

Contato com o Dr. Ângelo Melo – Gerente de Ensino e Pesquisa do HULW, pelo telefone: (83) 99982-0864.

Agência de Notícias da UFPB - Com Assessoria