Doutorandos e docentes da UFPB participam de missão internacional de pesquisa

Os doutorandos Fernanda Rolim (PPGCTA), Mauro Saraiva (PDIZ) e Candice De Leon (PDIZ) retornaram da Ohio State University (OSU), onde participaram de dois eventos associados ao projeto “Applying cutting-edge genomic technologies to prevent the global emergence of antimicrobial resistance at animal-human-environment interface”.

O projeto é financiado pelo Departamento de Estado Norte-Americano, por meio do Programa Global Innovation Initiative (GII), que envolve a University of Nottingham e a University of Liverpool, além da OSU e da UFPB, para fomentar a mobilidade institucional e a capacitação técnica.

Em 7 e 8 de novembro passados, os representantes da UFPB apresentaram resultados e dividiram experiências referentes ao período de treinamento no exterior. Candice De Leon desenvolveu projeto na Universidade de Nottingham por dois meses, sob a coordenação do professor Paul Barrow, pesquisando a utilização de vírus bacteriófagos capazes inibir a transmissão de plasmídeos carreadores genes de resistência antibióticos entre enterobactérias. Mauro Saraiva permaneceu, pelo mesmo período, junto à OSU, sob orientação do professor Wondwossen Gebreyes, desenvolvendo pesquisa sobre aplicação de Whole Genome Sequencing (GWS) para identificação de mecanismos de resistência antimicrobiana.

A UFPB, por sua vez, recebeu, também por dois meses, os estudantes Steven Kemp (University of Liverpool) e Heather Yee (OSU), para participarem de projeto de pesquisa sobre desenvolvimento de queijos probióticos, utilizando modelo experimental em inflamação intestinal, sob orientação da professora Rita Queiroga (CCS), colaboradora no projeto.

Em 9 e 10 de novembro, os estudantes apresentaram os resultados de suas pesquisas no Workshop Internacional “Global One Health”. O evento contou com a participação de coordenadores e representantes de projetos internacionais envolvidos na plataforma “One Health”. Da UFPB, participaram o coordenador do projeto GII no Brasil e palestrante no evento professor do DZ/CCA Celso Oliveira (foto) e os docentes: Lauro Santos (DCF/CCS), Oliveiro Caetano (DCV/CCA). Integraram o projeto GII os professores Evandro Leite (DCN/CCS), Rita Queiroga (DCN/CCS) e Patrícia Givisiez (DZ, CCA).

Na fotografia principal, da esquerda para a direita, estão os doutorandos Mauro Saraiva (PDIZ/UFPB), Amornthep Archawakulathep (VPM/OSU), Fernanda Rolim (PPGCTA/UFPB), Candice De Leon (PDIZ/UFPB), Avery Strait (VPM/OSU) e Steven Kemp (University of Liverpool).

ACS | Rita Ferreira, com informações e fotografias fornecidas por Celso Oliveira (DZ/CCA)