Fórum de Etnomusicologia no CCTA/CCHLA homenageia Sivuca

Desta quarta-feira (7) até sexta-feira (9) acontece o “II Fórum de Etnomusicologia da UFPB”, nos auditórios do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) e do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA), Campus de João Pessoa. A programação artística noturna presta homenagem aos dez anos da morte de Sivuca com a presença de Glória Gadelha, Edu Visconti e Trio, Toninho Ferragutti e OSUFPB.

Durante o dia consta da programação: mesas-redondas, oficinas e comunicações em torno da temática “Música Brasileira Popular: entre o local e global na indústria fonográfica”.  O evento reúne convidados da cena universitária e artística da Paraíba, Pernambuco, Campinas (SP), Paraná e Rio de Janeiro.

O II Fórum em João Pessoa é uma iniciativa do Grupo de Pesquisa em Etnomusicologia e do Laboratório de Estudos Etnomusicológicos, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e conta com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Música, do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) e do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA).

O credenciamento começa na quarta-feira, às 14hs, no Departamento de Música e a solenidade de abertura acontece no auditório 411 do CCHLA, às 18h30, com a mesa-redonda “O legado de Sivuca”, que reúne a mentora do evento, professora Eurides Santos, a compositora Glória Gadelha, o maestro e arranjador Carlos Anísio e o jornalista Silvio Ozias.

Os dois dias seguintes estão programadas sessões de comunicações de trabalhos sobre a temática central e outras, além de mesas-redondas e oficinas sobre improvisação e arranjo. Esse período e alcance do evento vêm ampliar o formato e programação do I Fórum, realizado em novembro de 2005. Para o encerramento está reservado o Concerto com obras de Sivuca, com Toninho Ferragutti à frente da Orquestra Sinfônica da UFPB, na sala Radegundis Feitosa, às 19h.

O tema geral da “Música Brasileira Popular” nos termos propostos por Marta Ulhôa (1998), tem sido utilizado para diferenciar o movimento da MPB e da música de uso popular de tradição rural ou oral. O enunciado do encontro e da homenagem lança o foco nas reflexões e análises sobre a produção da música instrumental e da música experimental na indústria fonográfica. No entanto pretende abrigar, também, as discussões sobre os resultados musicais da produção fonográfica brasileira, incluindo as canções, tanto do eixo periférico (Norte, Nordeste, Centro-Oeste), quanto do eixo central (Sul e Sudeste), assim como novos temas e novas pesquisas.

Confira a programação em

As inscrições podem ser feitas até esta quarta-feira (7), de forma online através do link https://goo.gl/forms/7r8S03q63Nf3yPye2; ou de forma presencial no Departamento de Música da UFPB.

Agência de Notícias da UFPB - Com Assessoria