Ministério do Planejamento divulga calendário do recesso de fim de ano

Com a aproximação das festas de Natal e Ano Novo, a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) passa por recesso tradicional de fim de ano, que implica mudança de atividades de servidores, professores e estudantes da instituição. Nos dias 24 e 31 de dezembro, vésperas de Natal e Ano Novo, não haverá expediente na instituição.

Com relação aos técnico-administrativos,  o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão enviou aos órgãos da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional uma recomendação sobre o recesso de fim de ano dos servidores. Eles serão divididos em dois grupos. Um grupo folgará de 19 a 23 de dezembro, e o outro, de 26 a 30 de dezembro de 2016.

De acordo com o Ofício Circular nº 622 da Secretaria de Gestão Pública (Segep) do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, as datas das folgas são apenas sugestões e cada órgão tem autonomia para montar seu próprio cronograma de recesso de fim de ano.

Durante o recesso, os servidores públicos nos ministérios, autarquias e fundações, devem se organizar de modo que as atividades dos setores e unidades de trabalho sejam preservadas, especialmente na realização dos serviços daqueles que atendem diretamente ao público.

Para a compensação dos dias de folga, a Segep recomenda uma hora ao expediente diário, no início da jornada de trabalho ou no final do dia. O servidor poderá fazer a compensação até 28 de abril de 2017, para repor as 32 horas de cada uma das semanas comemorativas.

Professores e alunos

As aulas do semestre 2016.1 foram encerradas no dia 28 de novembro nos Campi de João Pessoa, Areia, Bananeiras e Litoral Norte (Mamanguape e Rio Tinto).

O período letivo 2016.2 vai começar no dia 17 de janeiro de 2017. As atividades acadêmicas foram aprovadas pelo Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade (Consepe). O calendário vai obedecer aos 45 dias de recesso para os docentes estabelecido em Lei. Já as atividades dos cursos de Educação a Distância (EAD) terão início em 15 de março de 2017 para o primeiro período de 2017 e com término previsto para 14 de julho.

Agência de Notícias da UFPB - Marcos Figueiredo