PRG divulga informe sobre dispensa da avaliação ENADE 2016

Os estudantes CONCLUINTES que deixaram de comparecer ao Exame Nacional de Desempenho do Estudante - ENADE 2016, aplicado em 20 de novembro, podem pedir dispensa da avaliação.  Os procedimentos para solicitar a dispensa constam na Portaria N. 624, disponível em http://portal.inep.gov.br/enade/legislacao-2016

O pedido, acompanhado da documentação comprobatória que justifique o impedimento de participação no ENADE 2016, deverá ser protocolado pelo estudante na Coordenação de seu respectivo curso até o dia 30 de janeiro de 2017.

As solicitações dos estudantes analisadas pela coordenação dos cursos deverão atender os critérios para deferimento de dispensa, elencadas na referida Portaria, que contemplam situações de casamento, assalto, acidentes, saúde, licença maternidade e alguns outros.

O ENADE é uma das ferramentas de avaliação da Educação Superior, sendo fonte para relatórios indicativos, quantitativos e qualitativos, dos cursos de graduação no Brasil, além de subsidiar  processos regulatórios para a continuidade da oferta do curso na IES .  É também um componente curricular obrigatório para conclusão do estudante na graduação, sendo composto obrigatoriamente pelo preenchimento do Questionário do Estudante e pela realização da Prova para todos os alunos concluintes dos cursos da UFPB que compuseram o ciclo avaliativo de 2016: Agronomia, Educação Física (Bacharelado), Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina Veterinária, Medicina, Nutrição, Odontologia, Serviço Social e Zootecnia.

O concluinte que também não preencheu o Questionário do Estudante ficará em situação irregular no ENADE 2016, mesmo que tenha realizado a prova no dia 20 de novembro. Assim, os  estudantes concluintes enquadrados nesta situação deverão responder o Questionário do Estudante (acessar ambiente do estudante) disponível no link http://enade.inep.gov.br/ até o dia 22 de fevereiro de 2017.  Lembramos que o estudante concluinte que irá solicitar a dispensa só poderá fazê-lo tendo antes preenchido o referido questionário.

Para mais informações, entrar em contato com a coordenação do seu curso.

Ascom - Reitoria (Fernando Caldeira / Jéssica Azevedo)