Professor da UFPB lança livro sobre jogadores paraibanos

Lançamento será sexta-feira (30), na Livraria Cultura, em Campina Grande e relata atuação de atletas da Paraíba na Seleção Brasileira de Futebol

O livro "Craques da Paraíba que Jogaram pela Seleção Brasileira", do professor Manoel Luís de Melo, mais conhecido como Luizinho Bola Cheia, vai ser lançado nesta sexta-feira (30), às 10h, na Livraria Cultural, localizada no Centro de Campina Grande.

Publicado pela Editora Universitária da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), o livro fala de atletas como Índio, Assis Paraíba, Júnior, Mazinho, Rinaldo, Marcelinho Paraíba e Fábio Bilica que atuaram pela Seleção Canarinha.

A obra literária esportiva e inédita em toda Paraíba é fruto da pesquisa realizada em maio de 2011 (in locco), na Confederação Brasileira de Futebol – CBF, com a colaboração da Gerência de Memória e acervo – GMA, jornalista Antônio Carlos Napoleão. O trabalho resultou de uma tese do Curso de Doutorado em Educação da Universidade Tecnológica de Ituiutaba, em Minas Gerais, defendida pelo professor Luizinho Bola Cheia em setembro deste ano.

Hulk, Marcelinho e Bilica estarão presentes ao lançamento

Os três craques de Campina Grande: Hulk, Marcelino e Fábio Bilica que pertenceram a Escolinha do professor Bola Cheia e que estão em férias, já confirmaram suas presenças no dia do lançamento do novo livro na Livraria Cultura. O livro da tese do professor Luizinho Bola Cheia foi prefaciado pelo cartunista Fred Ozanam, que fará a apresentação da obra esportiva no dia do lançamento. Atualmente ele é professor de Educação Física da UFPB, Campus III – Bananeiras, onde leciona a disciplina Futebol de Campo.

Durante 12 anos, o professor Luizinho Bola Cheia foi atleta profissional de futebol com atuação em clubes como Treze, de Campina Grande, Alecrim de Natal, Centro Sportivo Sergipe; Ferroviário F.C., do Maranhão; S.E. Itabaiana; Calouros do Ar , do Ceara; Sampaio Correia; River A.C. e Flamengo, do Piauí; Botafogo da Paraíba; Nacional, do Amazonas; CSA e ASA, em Alagoas; América de Esperança, da Paraíba; e Baraúnas, do Rio Grande do Norte.

O professor é autor dos projetos "Futebol também se aprende na Escola" e "Bom de Bola, Bom na Escola. Entre os craques revelado por Luizinho Bola Cheio estão Marcelinho Paraíba, Fábio Bilica, Glauber Gomes, Léo Oliveira, Selmir, Paulinho Paraíba, Rômulo, Cal, Helinho, Igor, Cafú, André Luiz, Robson, Edinho, Marcone, Gilson, Julio César, Orlando, Baiano, Fredson, Wallace, Kélson, Fumaça, Wallace II, Eder, Raniere, Nen, Josa, Lúcio, Diego, Hulk, Chimbel, Gil, Nego e muitos outros.

Agência de Notícias da UFPB - Paulo César Cabral