UFPB oferece vagas para Mestrado Profissional em Saúde da Família

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) oferece 20 vagas para o “Curso de Mestrado Profissional em Saúde da Família em Rede”. A instituição é integrante da Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família (RENASF), juntamente com outras oito instituições de ensino superior. As inscrições do Mestrado recomendado pela CAPES e com financiamento público ocorrerão de 6 a 24 de março.

O curso contém três linhas de pesquisa: Promoção da Saúde, Atenção e Gestão do Cuidado em Saúde, e Educação na Saúde. O mestrado tem como objetivos formar lideranças para a Estratégia Saúde da Família, aptas a exercer atividades de investigação e de ensino em serviço, sem afastarem-se de suas atividades na atenção ou gestão; fomentar o trabalho em equipe através do diálogo entre profissionais da Estratégia Saúde da Família e dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família e Articular elementos da educação, atenção, gestão e investigação no aprimoramento da Estratégia Saúde da Família e do Sistema Único de Saúde, com ênfase na atenção básica.

O curso tem duração mínima de 18 meses e máxima de 24, totalizando 960 horas, das quais 20% são de atividades não presenciais e é destinado a profissionais com diploma de curso de graduação na área da saúde que exerçam atividades de gestão, atenção ou preceptoria em serviço na Estratégia Saúde da Família.

A inscrição do candidato ocorrerá em duas etapas: a primeira com o cadastro gerado e impresso no Sistema de Instituição (nucleadora). Após o cadastro, o candidato deve entregar, na secretaria de cada instituição a documentação exigida pela Chamada Pública dentro do prazo de inscrição ou via Correios, com recepção dos documentos dentro do prazo para facilitar o monitoramento da documentação enviada.

Conforme a Chamada Pública nº 1, o candidato deve apresentar os seguintes documentos: Uma foto 3X4 atualizada; Formulário de inscrição devidamente preenchido e assinado; Ficha de inscrição gerada e impressa no sistema de cada nucleadora; Cópia legível e sem rasuras de identidade (RG) e do CPF; Comprovação de quitação da obrigação eleitoral; quitação do serviço militar para o sexo masculino.

Ainda de acordo com a Chamada de Seleção Pública nº1, ainda são exigidas a cópia legível e sem rasura do diploma do curso de graduação ou da declaração de conclusão do curso de graduação emitida pela Pró-Reitoria de Graduação; histórico escolar e declaração do Secretário de Saúde ( ou pessoa por ele designada), comprovando vínculo empregatício do candidato, tempo na Instituição e cargo que ocupa na Estratégia Saúde da Família, e dando ciência da participação do candidato no processo seletivo.

A seleção terá três etapas: prova escrita de conhecimentos, análise do currículo e análise  do anteprojeto. Em cada etapa, o candidato receberá nota na escala de 0,0 (zero) a 10,0 (dez), com aproximação de até uma casa decimal.

A Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família (RENASF) é integrada pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Fundação Universidade Estadual do Ceará (UECE), Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade Regional do Cariri (URCA) e Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Outras informações sobre o Mestrado Profissional em Saúde da Família (MPSF) no endereço eletrônico http://ufpb.br/pos/mpsf.

Agência de Notícias da UFPB - Marcos Figueiredo