UFPB inaugura ampliação do Serviço de Fisioterapia do HU

As obras do Serviço de Fisioterapia Adulto do Hospital Universitário Lauro Wanderley da UFPB, Campus I foram inauguradas nesta terça-feira (27)

A solenidade de abertura, que aconteceu no Auditório do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), foi presidida pelo Chefe de Gabinete da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), professor Luiz de Sousa Júnior, representando o Reitor Rômulo Soares Polari.

Na solenidade, estiveram a pró-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários, Lúcia Guerra, a diretora do Centro de Ciências da Saúde,  Margareth Diniz; O diretor superintendente do HULW, João Batista Silva; professora Eliane Araújo, representando o Chefe de Departamento de Fisioterapia, professor Antônio Geraldo de Carvalho; Diretor de Divisão de Fisioterapia, professor José Heriston de Morais Lima; e a Chefe do Serviço de Fisioterapia do Serviço de Terapia do HULW, Lucrécia Gouveia.

Em seu pronunciamento, o professor Luiz de Sousa Júnior ressaltou que, com a reforma e ampliação do Serviço de Fisioterapia, o Reitorado fecha o ciclo de obras e construções de 2011 no Hospital Universitário, iniciado em 2005.  O Diretor Superintendente do HULW, João Batista da Silva, disse que os gastos com a reforma e ampliação custaram R$ 112.000,00, sendo os recursos provenientes da Reitoria. Ele adiantou que o HULW pretende investir especificamente em atividades neurocirúrgicas.

A Chefe do Serviço de Fisioterapia do Serviço de Terapia do HULW, Lucrécia Gouveia, destacou que o objetivo principal daquele serviço recém-inaugurado é melhor atender o usuário.  Ela afirmou que, com a nova estrutura o número de atendimentos mensais vai passar de 300 para 800 pacientes, além de oferecer tratamentos em outras especialidades.

Já o diretor de Divisão de Fisioterapia, professor José Heriston de Morais Lima, acrescentou que serão oferecidos à população, além dos atuais tratamentos fisioterapêuticos de apoio às especialidades médicas de Ortopedia, Traumatologia e Reumatologia, tratamentos nas áreas de Neurologia, Ginecologia, Hanseníase, Cardiologia e Pneumologia.

Ele disse que a nova estrutura também beneficia os estudantes de fisioterapia da UFPB, que a partir de agora poderão desempenhar sua formação prática na Divisão, o que estava inviabilizado devido ao pequeno espaço físico do ambulatório que estava sediando provisoriamente o serviço.

O novo espaço físico da Divisão de Fisioterapia oferece condições de exercício profissional, além da melhoria do conforto de funcionários e usuários. Contará com: 9 salas de atendimento individual; 2 ambientes de cinesioterapia (para realização de atividades físicas); 3 consultórios para atendimento e avaliação individual cardiorrespiratória; 1 sala de reabilitação cardíaca e pulmonar; 1 ambiente para atividades em grupo;  3 consultórios gerais;  1 sala de evolução; 1 banheiro adaptado; 1 banheiro para funcionário; 1 sala de reunião; 1 almoxarifado; 1 sala de apoio.

Como marcar

O agendamento de atendimento fisioterapêutico é realizado no próprio serviço, através de apresentação de encaminhamento médico.

Agência de Notícias da UFPB - Paulo César Cabral