A reitora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Margareth Diniz, convida a comunidade universitária para a palestra de Nilma Lino Gomes.
Com extensas credenciais na militância contra o racismo, Nilma Lino Gomes registra, no currículo, ter sido a titular do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos em 2015-2016 e também a primeira mulher negra a assumir uma reitoria. Ficou à frente da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), em caráter pro tempore, em 2013-2014.
É formada em Pedagogia, mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), doutora em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-doutora em Sociologia pela Universidade de Coimbra. É docente vinculada à UFMG e pesquisadora das áreas de Educação e Diversidade Étnico-racial, com ênfase na atuação do movimento negro brasileiro.
Universidade, Diversidade e Cidadania são os temas a serem abordados na palestra a ser proferida na segunda-feira, 13 de fevereiro, às 9h00, no Auditório da Reitoria, campus I.
Veja os registros fotográficos do evento também na página UFPB Comunica.
Abertura do evento com apresentação musical do cantor, radialista, professor e ativista cultural Cleyton Ferrer.
Visão do auditório.
Da esq. para a dir., Maísa Félix Araújo (coord. delegacias especializadas de atendimento à mulher), Gisele Cortes (docente DCI/UFPB), Nilma Lino, Bernardina Freire (reitora UFPB em exercício), Rita de Cássia Andrade (juíza coord. estadual da mulher em situação de risco), Mãe Renilda (coord. do movimento Mulheres da Terra) e Eduardo Guimarães (dir. Cultura ADUFPB).
Maísa Félix Ribeiro de Araújo.
Gisele Rocha Cortes e Nilma Lino Gomes.
Nilma Lino e Bernardina Freire.
Rita de Cássia Martins Andrade.
Mãe Renilda.
Eduardo Guimarães.
Nilma Lino Gomes.
Nilma Lino Gomes.
Professor José Antonio Novais, presidente da Comissão de Direitos Humanos da UFPB, em conversa com Nilma Lino Gomes.
Encerramento com apresentação do Departamento de Música da UFPB, com alunos dos professores Sandoval e Alexandre.
Fotos: Rita Ferreira.