Praia do Cabo Branco vai sediar nova versão do FEMOCS/UFPB

Um evento que, devido a sua proporção e êxito não imaginados, ganhou uma nova edição. Trata-se do Festival de Movimentos, Corpo, Sabores e Sons (FEMOCS) que, na sua nova versão litoral, vai acontecer no dia 11 de março de 2017, na Praia do Cabo Branco, em João Pessoa.

A novidade é que estudantes ativos de outras instituições de ensino superior da Paraíba também poderão participar do FEMOCS e, além disso, vai incorporar novas atividades às desenvolvidas. A participação dos estudantes nas oficinas do FEMOCS será certificada pela Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PRAC).

A realização do FEMOCS/Praia foi possível graças à avaliação positiva, confirmada pelos números da pesquisa de satisfação realizada com os participantes das oficinas do FEMOCS/UFPB, realizado em novembro passado, no Campus I. Os dados foram apresentados à Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PRAC), parceira na realização do evento.

Idealizado pela professora Dilma Brasileiro, do Departamento de Educação Física da UFPB e pesquisadora nas áreas do Lazer e Desenvolvimento Territorial, o FEMOCS conquistou seus objetivos ao permitir que estudantes da UFPB mostrassem seus talentos em diferentes áreas do conhecimento e compartilhassem experiências de lazer, com destaque à importância da promoção da qualidade de vida. Outra meta conquistada foi a interação promovida entre alunos de diferentes cursos da graduação e pós-graduação da UFPB.

“Participaram das oficinas do FEMOCS alunos da graduação e pós-graduação da UFPB matriculados nos mais diferentes cursos. Isso mostra a importância em promover eventos que permitam o envolvimento de estudantes de diferentes áreas acadêmicas. Outro destaque do FEMOCS é que praticamente 80% das oficinas foram ministradas por alunos que, sob a supervisão de professores, tiveram a oportunidade de revelar seus talentos”, comentou Dilma Brasileiro.

Na versão do FEMOCS 2016, foram realizadas 15 oficinas (nas áreas da dança, tênis, ginástica artística, ritmos, danças tradicionais e contemporâneas, práticas circenses, cinema, defesa pessoal, badminton, ballet para adultos, comunicação utilizando quadrinhos, ginástica, mergulho, pintura corporal indígena e teatro).

No momento, praticamente toda a equipe envolvida na primeira edição está trabalhando na formatação do FEMOCS/Praia. Muitas das oficinas, realizadas na UFPB, serão levadas ao litoral (Ballet para Adultos, Defesa Pessoal, Mergulho, Ritmos) e outras deverão ser incorporadas: Biodança, Tai Chi Chuan, Yoga, Meditação e Autoconhecimento, Vôlei de Praia, Beach Tênis, Futebol Americano, Flauta Doce, Fotografia, Dança do Ventre, Desporto Aquático, entre outras.

O FEMOCS é uma realização da Rede Paraíba em Movimento (RPM), vinculada ao Laboratório de Estudos sobre Lazer, Cultura, Esporte, Turismo e Sociedade do Departamento de Educação Física do Centro de Ciências da Saúde (LACESTUS/DEF/CCS), em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PRAC), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Agência de Notícias da UFPB - Paulo César Cabral