UFPB assina compromisso com PNUD para Desenvolvimento Sustentável

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) celebrou Termo de Cooperação para promoção da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

O documento foi assinado pela vice-reitora Bernardina Freire, no exercício da Reitoria, durante o Seminário de Gestão Estratégica das Águas, no dia 15 de fevereiro, na sede da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep), em Campina Grande (PB). O evento contou com a participação do diretor de país do PNUD Didier Trebucq e do assessor sênior do PNUD Haroldo Machado Filho.

A cooperação trata de parceria para uma agenda global de continuação ao trabalho dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), na forma de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Assinaram o termo, na mesma ocasião, o Instituto Alpargatas, o Sebrae/PB, a Federação das Associações de Municípios e a Fiep.

A intenção é construir políticas que impulsionem o desenvolvimento da Paraíba e disseminem a Agenda 2030. O desenvolvimento econômico, com o uso estratégico dos recursos hídricos, foi definido como ferramenta para a redução dos índices de desigualdade na região e para a promoção do aumento da renda e do número de empregos. A Agenda 2030 prevê alcance de 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e 169 metas, que podem ser conhecidos na página da ONU Brasil.

Bernardina Freite estava acompanhada do pró-reitor de assuntos comunitários Orlando de Cavalcanti Villar, do presidente do Instituto para o Desenvolvimento da Paraíba (Inep) Otávio Machado Lopes de Mendonça e do prefeito universitário João Marcelo Macedo.

ACS | Rita Ferreira, com informações do PNUD.