Após 24 horas de trabalho intermitente, tentando resolver desafios de programação e enfrentando dezenas de concorrentes, as equipes do Centro de Informática (CI) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) foram classificadas em 1º e 3º lugares na “I Hackathon Conductor”, realizada no final de semana, em João Pessoa.
A equipe vencedora é integrada pelo estudante do curso de Ciência da Computação, Fernando Brito; pelo Engenheiro de Computação, Gustavo Sobral, e pelo profissional de Ciência da Computação, David Guilherme. Eles criaram um aplicativo chamado "Troquinho", que se propõe a arredondar os valores das compras efetuadas no cartão de crédito. O excedente é depositado em uma espécie de cofrinho digital.
Em 3º lugar ficaram os alunos Gustavo Sampaio e Afonso Maia, do curso de Ciência da Computação do CI. O aplicativo é o Desbloc Pay, que ajuda a reduzir o tempo gasto em pagamentos de contas. Um exemplo de utilização é quando um grupo de amigos resolve ir a um restaurante e, na hora de pagar, o garçom gera a conta para uma das pessoas e essa pessoa distribui os valores entre os amigos que estão com ela, através do aplicativo. O software tem outras aplicações, no caso de contas divididas entre pessoas.
O professor Alisson Brito, do curso de Engenharia da Computação do CI, foi um dos avaliadores da maratona. Ele ressaltou que a aplicabilidade do aplicativo e o design proposto são dimensões que compõem os critérios de avaliação.
O evento hackathon foi promovido pela empresa Conductor, especialista no segmento de serviços de tecnologia em meios de pagamento.
O hackathon reúne programadores, designers e outros profissionais ligados ao desenvolvimento de software para uma maratona de programação, cujo objetivo é desenvolver um software que atenda a um fim específico ou projetos livres que sejam inovadores e utilizáveis.