Programa Ciência Aberta da TV UFPB é tema de dissertação de mestrado na UFRN

“Experiências de criação cênica para atrizes e atores na televisão: o Programa Ciência Aberta da TV UFPB”. Este é o título principal da dissertação que a mestranda do curso de Pós-Graduação de Arte Cênicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Cely Farias, deve submeter à avaliação de banca examinadora no dia 08 de março, em Natal

O objetivo principal do estudo é verificar como as práticas teatrais contemporâneas, a exemplo do teatro colaborativo, podem influenciar no trabalho da atriz e do ator nos meios audiovisuais.

A banca examinadora será composta pelo professor e orientador, professor-doutor Sávio Araújo (UFRN), pelas professoras-doutoras Luciana Lyra (coorientadora), da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), e Walmeri Ribeiro, da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Em seu trabalho, a mestranda espelha-se em práticas do universo teatral e cinematográfico, a partir de teóricos como Stanislavski, Pudovkin e Nacache, além de pensadores contemporâneos que trazem o conceito ator-criador no audiovisual, como Walmeri Ribeiro. “Além disso, procurei estudar entrevistas realizadas com atores e diretores de reconhecidos trabalho, não apenas na televisão, mas no cinema e no teatro, como Luiz Carlos  Vasconcelos, Valeska Picado e David Muniz(PB); Titina Medeiros  (RN); Lúcia Serpa (RS); e Tiche Vianna (SP)”, ressaltou Cely Farias.

Divulgador das pesquisas desenvolvidas pela Universidade Federal da Paraíba, a partir de um paralelo entre o conhecimento científico e o saber popular, utilizando-se da linguagem jornalística e da teledramaturgia, o Programa Ciência Aberta é fruto de um Projeto de Extensão da UFPB, coordenado pela professora Joana Belarmino e aprovado pelo Edital Proext 2013. Foi idealizado pela jornalista Madrilena Feitosa, pela escritora Maria Alice Carvalho e pela diretora de Artes Cênicas da UFPB, Cely Farias.

Agência de Notícias da UFPB - Paulo César Cabral