Campus do Litoral Norte promove atividades em comemoração ao mês da mulher

O Dia Internacional da Mulher é 8 de março, mas as atividades comemorativas no Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) nos municípios de Mamanguape e Rio Tinto duram o mês inteiro. As atividades têm o intuito de informar e gerar reflexões sobre as lutas e conquistas históricas de emancipação e igualdade das mulheres.

A exposição “Lélia Gonzalez” faz parte desse cronograma de atividades. A exposição é sobre a vida da intelectual e feminista negra Lélia Gonzalez. Ela está montada na Biblioteca do CCAE, no Campus IV, em Mamanguape a partir desta sexta-feira (3) até 17 deste mês, e a partir do 19 poderá ser visitada na Biblioteca do CCAE, em Rio Tinto, até o último dia do mês de março.

De 3 a 30, os interessados podem aproveitar a exposição com as seguintes ações: informações, indagações e afirmações sobre mulheres. Gratuita, a exposição será em horário contínuo nas salas de aulas e espaços coletivos das duas unidades do CCAE.

Já no dia 7, uma equipe de professores estará executando uma abordagem reflexiva sobre a data, com os alunos nas salas, a cada 30 minutos inicias da aula de cada docente.

No dia 8 deste mês as mulheres da UFPB realizam atividades no Parque Solon de Lucena pela manhã e tarde. No dia 9, às 21h30, acontece o Auto dos Orixás na Praça de Rio Tinto.

No dia 14 de março, às 19h, o Auditório do CCAE em Mamanguape será palco do Cine Debate: “Estrelas Além do Tempo”. Já no dia 22, às 19h, no mesmo auditório haverá o Cine Debate com o tema: “Lélia Gonzalez”.

As atividades prosseguem no dia 29 de março, às 19h30, em Rio Tinto com o Festival de Curta Metragem: “filmes sobre gênero”. O encerramento das atividades comemorativas ao mês da mulher será no dia 31, às 19h, em Mamanguape, com o mesmo tema.

Para Maria Angeluce Soares, diretora do CCAE, “o papel de cada um e de cada uma é fundamental no sentido de garantirmos os direitos adquiridos graças à luta e vida de muitas mulheres, bem como não permitirmos retrocessos e avançarmos numa sociedade mais justa e menos violenta”.

Sobre Lélia Gonzalez

Historiadora, antropóloga e filósofa, autora de livros e diversos artigos, Lélia Gonzalez foi uma das fundadoras do Movimento Negro Unificado (MNU). Educadora, ativista e intelectual de destaque seu pensamento contribuiu para a formação de uma consciência crítica em relação aos preceitos que mantêm mulheres negras em desvantagem na sociedade.

Outras informações e esclarecimentos no Centro de Ciências Aplicadas e Educação no endereço eletrônico www.ccae.ufpb.br ;ou pelos telefones:  (83) 3291-4500 (Rio Tinto) ou (83) 3292-9450 (Mamanguape).

Agência de Notícias da UFPB - Marcos Figueiredo