Academia Francesa concede título de embaixadora à bibliotecária da UFPB

A Bibliotecária da Universidade Federal da Paraíba, Marília Guedes Pereira, recebeu, no dia primeiro deste mês, a Medalha de Ouro e o título de Embaixadora da Divina Academia Francesa de Letras e Cultura. A homenagem foi em virtude da criação e coordenação do Projeto de Pesquisa e Extensão “A Biblioteca e Leitura Crítica para a Formação da Cidadania” com os Alunos do Instituto dos Cegos da Paraíba “Adagilsa Cunha”, em João Pessoa.

A Divina Academia Francesa de Letras e Cultura ocupa lugar privilegiado no seu trabalho voltado à defesa, ao encorajamento e promoção da cultura brasileira na França e da cultura francesa no Brasil e no mundo. A indicação da honraria por indicação da coordenadora do Projeto Intercâmbio Cultural entre a Paraíba, Brasil e outros Países da UFPB, Josenice Alcoforado de Mendonça, que é também Grande Embaixadora da Divina Academia Francesa de Letras e Cultura no Brasil.

O Projeto Biblioteca e Leitura Crítica para a Formação da Cidadania com os Alunos do Instituto dos Cegos da Paraíba “Adagilsa Cunha” é um programa de leitura conduzido por uma equipe interdisciplinar para o ajustamento psicossocial das pessoas que estão ficando cegas. Em funcionamento há 11 anos, esse projeto beneficia cerca de 50 alunos, na faixa etária de seis a 50 anos de idade.

Segundo Marília Guedes Pereira, “esse projeto é considerado o único do Brasil e durante suas atividades, os alunos acidentalmente cegos são motivados através de leitura diversificada e palavras espirituais de conforto, a despertarem sua autoestima e a se reintegrarem à sociedade”.

Coordenadora do Projeto de Extensão “A Biblioteca e Leitura Crítica para a Formação da Cidadania” com os Alunos do Instituto dos Cegos da Paraíba “Adagilsa Cunha”, Marília Guedes Pereira é mestre em Biblioteconomia pela UFPB e Bibliotecária do Serviço Braile da Biblioteca Central da UFPB. Há 30 anos ela vem se dedicando aos trabalhos de pesquisa sobre leitura críticas para pessoas com deficiência visual. Em 1995 coordenou o “I Seminário Nacional de Biblioteca Braile (I SEMBRAILLE)” realizado pela UFPB e que acontece anualmente em todo o Brasil.

Agência de Notícias da UFPB - Paulo César Cabral