Gestores da UFPB conhecem novo programa de internacionalização da Capes

ImprimirImprimir

Mais Ciência, Mais Desenvolvimento é o novo programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) com foco na internacionalização do ensino superior brasileiro. É a partir dele que as Instituições de Ensino Superior (IES) receberão apoio para projetos centrados em mobilidade internacional.

 

A Capes está apresentando nacionalmente o programa por meio de seminários. Para as IES da região Nordeste, o evento aconteceu na UFPE, em Recife, no último dia 8. Participaram, representando a UFPB, o assessor para assuntos internacionais José Antônio da Silva e os pró-reitores Maria Luiza Feitosa (pós-graduação) e Isac Medeiros (pesquisa).

 

Na ocasião, foi apresentado, também, o Questionário Modelo de Dimensionamento das Necessidades de Internacionalização, para preenchimento pelas áreas de pós-graduação e pesquisa das IES. Com os dados, a Capes espera mapear o estado atual e as necessidades das instituições, com o objetivo de aprimorar as políticas de fomento.

 

Para o pró-reitor de pesquisa da UFPB, Isac Medeiros, a iniciativa é importante porque a internacionalização acadêmica é estratégica para o desenvolvimento da UFPB, que tem o tema como diretriz em seu planejamento institucional. “A internacionalização não é somente promoção da mobilidade. Envolve nosso próprio projeto institucional, dentro de um conjunto de condições e de uma cultura que estamos construindo na UFPB”, explicou Medeiros.

Fonte: 
ACS | Rita Ferreira - Fotografia: kilometrosymillas.com.
Compartilhar: