Rede de Monitoramento Cidadão convida para assembleia nesta quinta (23)

A Rede de Monitoramento Cidadão de João Pessoa convida a comunidade universitária para a assembleia de sua constituição, que acontecerá nesta quinta, 23 de março de 2017, às 9h00, no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep), no centro da capital paraibana. A sessão solene de apresentação da Rede será realizada no mesmo dia e local, às 19h00. Os dois eventos contarão com a participação de representantes de organizações da sociedade civil, do setor público, da iniciativa privada, da imprensa e da academia.

A entidade tem o propósito de monitorar e fiscalizar ações de sustentabilidade em cidades emergentes, acompanhando o andamento de temas que impactam diretamente na qualidade de vida dos cidadãos. Tem, ainda, como objetivos fortalecer a cultura de transparência e a participação; promover o debate público qualificado, a fim de fomentar a eficiência na administração pública; e incentivar o direcionamento dos recursos, públicos e privados, para setores prioritários ao desenvolvimento da cidade, conforme o Plano de Ação João Pessoa Sustentável.

O acompanhamento dos temas no município será realizado pela Rede de Monitoramento a partir de 137 indicadores de diferentes áreas, como segurança, energia, mobilidade, competitividade da economia, desigualdade urbana e uso do solo.

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) integra a Rede de Monitoramento Cidadão por determinação da reitora Margareth Diniz. A gestora designou as professoras Ligia Tavares, do Departamento de Geociências, e Liliana Froio, do Departamento de Relações Internacionais, como representantes da instituição.

Lígia Tavares, que preside a comissão executiva da Rede, esteve reunida com a vice-reitora Bernardina Freire (esq.) e o coordenador do Fórum Universitário Lúcio Flávio Vasconcelos, em 20 de março. “A participação da UFPB confirma seu protagonismo e compromisso com o crescimento sustentável de nossa cidade”, destacou Lígia na ocasião.

A professora relatou que a Rede de Monitoramento Cidadão será formalizada como entidade jurídica depois de mais de três anos de trabalho, envolvendo etapas de diagnóstico, priorização, desenvolvimento de soluções e amplo trabalho de mobilização em João Pessoa. Com isso, a capital da Paraíba será a quinta cidade brasileira a participar da Iniciativa Cidades Emergentes e Sustentáveis do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), juntamente com Florianópolis, Goiânia, Palmas e Vitória. O programa recebe apoio financeiro do Fundo Socioambiental da Caixa Econômica Federal (FSA/Caixa) e tem a Baobá Práticas Sustentáveis como agência executora no País.

ACS | Rita Ferreira