Livro retrata a trajetória da Orquestra Sinfônica da Paraíba

“Orquestra Sinfônica da Paraíba: Trajetória artística e dimensões socioculturais”. Esse é o título do livro de autoria do maestro Eduardo Nóbrega, que será lançado no dia 31 deste mês, na sede Social da ADUFPB, localizada no bairro do Cabo Branco. O evento ocorre a partir das 19h.

O autor é professor do Departamento de Educação Musical da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e maestro dos coros da Gazzi de Sá, Coteminas, IPM e OAB/PB. A ideia surgiu após defender a dissertação de mestrado em 2009, e junto com seu orientador, o professor da UFPB, Luis Ricardo Queirós, sentiu a necessidade de transformar essa pesquisa em livro.

“O livro é uma grande contribuição para a música e o movimento musical na Paraíba, retrata a trajetória de um dos mais significativos grupos de música no Estado, a Orquestra Sinfônica da Paraíba (OSPB), evidenciando questões fundamentais que marcaram e ainda marcam a sua inserção na cultura local, regional e nacional. O autor, que vivenciou vários momentos de altos e baixos da orquestra, atuando como fagotista do grupo, aborda uma rica fonte de reflexão, tanto para os músicos como para os administradores, políticos e demais pessoas que participaram do cenário cultural delineado pela OSPB. Ele aborda ainda as crises enfrentadas pela OSPB, salientando que, mesmo na crise, alcançou importância para o Estado e encontrou garras e alternativas para continuar servindo ao público”, destaca os organizadores do evento.

O livro é uma fonte rica de estudos e conhecimentos, e aborda fatos que marcaram a vida da orquestra desde a sua criação até o início de 2013.

O autor:

Eduardo de Oliveira Nóbrega começou seus estudos musicais aos 15 anos no Conservatório de Música Anthenor Navarro. Em seguida, fez licenciatura em Educação Artística e bacharelado em Música pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Foi professor por vários anos, dos Colégios das Lourdinas, Pio XII, João XXII e 2001 e da Escola de Música Anthenor Navarro, em João Pessoa (PB). Foi integrante (fagotista) da Orquestra Jovem da Paraíba (OSJPB) e da Orquestra Sinfônica da Paraíba (OSPB) e integrante do Quinteto Itacoatiara, grupo armorial da UFPB. Como coralista participou do coral do Fisk e do Madrigal Paraíba, este regido pelo maestro Pedro Santos o seu grande mestre e incentivador.

Como maestro regeu os coros do Sintespb (onde começou suas atividades como regente); o coral da antiga Telpa e da antiga Saelpa, além do Coral D'Artes, pertencente ao então Departamento de Artes da UFPB. Em 2004 foi convidado pela Coordenação de Extensão da UFPB (COEX) para assumir a regência titular do Coral Gazzi de Sá da UFPB, o qual se encontra a frente até os dias atuais participando de eventos nacionais e internacionais.

Defendeu seu mestrado em Etnomusicologia, em 2009, pela UFPB com o tema: 'Orquestra Sinfônica da Paraíba: Trajetória artística e dimensões socioculturais'  este transformado em livro. Em 2014, foi jurado do 50º Festival Folclórico de Parintins (AM). No dia 22 de fevereiro de 2017 foi contemplado com a medalha de Honra ao Mérito pela Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Paraíba (OAB/PB), pelos relevantes trabalhos realizados em prol da cultura paraibana, especialmente ao canto coral no estado da Paraíba.

Atualmente é professor do Departamento de Educação Musical, nas disciplinas Regência I e II; Canto Coral; e História da Música Popular Brasileira. É também coordenador do Projeto Bandas na Paraíba, junto a Fundação Nacional de Artes (Funarte) e coordenador-geral do Festival Paraibano de Coros, evento de caráter Nacional que ocorre desde 2003.

No período de 4 a 11 de março de 2017 participou do Programa da Associação dos Condutores de coros das Américas (ACDA), na Universidade de Yale (EUA) e da Conferência Mundial de Regentes de Coros realizado em Minneapolis (EUA), onde apenas quatro regentes de coros brasileiros foram escolhidos para fazer parte desse intercâmbio em 2017.

Agência de Notícias da UFPB - Com Assessoria