Idep participa do 1º Workshop Estratégico CTBE

O Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE) reune hoje, 30 de março, lideranças, formadores de opinião e elaboradores de políticas públicas para discutir o setor sucroenergético no Nordeste. O evento acontece em Campinas (SP), na sede do laboratório.

O presidente do Instituto UFPB de Desenvolvimento da Paraíba (Idep) Otávio Mendonça representa a Universidade Federal da Paraíba no workshop. O gestor foi acompanhado pela coordenadora do Laboratório de Biocombustivel do Idep Nataly dos Santos. A participação do instituto da UFPB acontece à convite do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). O Idep situa-se entre os atores relevantes do segmento, dentro dos propósitos do CTBE de aceleração do desenvolvimento do setor nesta região do país.

O CTBE é um Laboratório Nacional que atua junto à comunidade científico-tecnológica e ao setor produtivo brasileiros, com o objetivo de colaborar para a manutenção da competência do País na produção de etanol de cana-de-açúcar e outros compostos a partir da biomassa, a partir da transferência de processos da bancada científica para o setor produtivo.

No 1º Workshop Estratégico CTBE, estão sendo apresentados os resultados obtidos em expedição realizada no mês de fevereiro. Profissionais do laboratório percorreram mais de 2.800 quilômetros na região Nordeste para identificar gargalos e dificuldades enfrentadas por produtores e empresários do setor sucroalcooleiro. Algumas soluções para tais desafios serão abordadas durante o evento, como a mecanização em áreas declivosas, a necessidade de variedades de cana adaptadas e a otimização de técnicas e equipamentos para a geração de bioeletricidade, açúcar e álcool. Além disso, serão tratados assuntos relacionados ao melhoramento de técnicas de adubação e irrigação e ao enfrentamento de pragas e doenças.

Os interessados podem acompanhar atualizações sobre o tema em http://ctbe.cnpem.br/.

ACS | Rita Ferreira, com informações do CTBE e fotografia de Otávio Mendonça (arquivo pessoal)