Estreia programa que divulga pesquisas desenvolvidas na UFPB

O programa Ciência Aberta começou a ser veiculado como quadro do Jornal Universidade, que vai ao ar nas sextas-feiras, às 18h30, com reprise aos sábados, às 13h, pela TV UFPB – associada da TV Brasil, sintonizada na grande João Pessoa no canal aberto 43 UHF ou no canal 22 da NET.

Com o objetivo de divulgar as pesquisas desenvolvidas pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) nas diversas áreas do conhecimento científico, utilizando a linguagem jornalística e de teledramaturgia, o Programa terá 10 episódios, sendo cada um no tempo de sete minutos, devendo ficar no ar até o dia 16 de junho deste ano.

Ciência Aberta foi idealizado pelas jornalistas Madrilena Feitosa e Alice Carvalho e pela diretora de arte cênicas, Cely Farias.

No elenco estão o ator convidado David Muniz e os estudantes do curso de graduação em Teatro da UFPB, Raquel Ferreira, Márcio Di Paula, Natan Pedoni e Sandro Régio, com a participação especial de Osvaldo Travassos, Kassandra Brandão e Ingrid Castro.

De acordo com a Diretora de Artes Cênicas, Cely Farias, as reportagens foram produzidas por uma equipe de alunos da Graduação de Jornalismo e Radialismo, além da repórter contratada Graciele Barros, com direção de Laena Antunes.

O programa Ciência Aberta foi aprovado através do edital do Programa de Extensão Universitária (ProExt) 2014 do Ministério de Educação (MEC) e é coordenado pela professora-doutora Joana Belarmino.

A equipe técnica do programa é formada pelos técnico-administrativos da UFPB: Niu Batista, Diretor de Fotografia; Fabiano Diniz, Diretor de Iluminação; José Newton, Diretor de Som; Mônica Brandão, Produção; Joht Cavalcanti, Roteirista; Cely Farias, diretora de Teledramaturgia; Madrilena Feitosa, Diretora Geral.

Já o Jornal Universidade (JU) vem sendo veiculado desde o dia 10 março pela TV UFPB, em 3 blocos com a duração de 30 minutos. O seu objetivo principal é noticiar o que está relacionado ao Ensino, à Pesquisa, à Extensão e aos Serviços produzidos pela Universidade, segundo informou a editora chefe, Maria Cristina Dias.

A produção, reportagem e edição do JU são feitas por estagiários dos cursos de Radialismo, Jornalismo e Mídias Digitais; jornalistas, redatores e cinegrafistas da TV UFPB.

“Para nós é muito gratificante esse desafio de colocarmos esse telejornal como espaço da nossa TV, destinado ao exercício da profissão para os estudantes dos cursos de Comunicação”, afirmou o Superintendente de Comunicação Social da UFPB, Bob Wagner.

Agência de Notícias da UFPB - Paulo César Cabral