Poeta paraense diz que volta à cena com lançamento de livro

“Moleque velho” será lançado nesta terça-feira (17), às 19h, no Teatro Lima Penante; o prefácio é do cantor Chico César e do jornalista  Tanussi Cardoso

O poeta paraense Iverson Carneiro vai lançar, nesta terça-feira (17), às 19h, no Teatro Lima Penante, em João Pessoa, o livro “Moleque velho”, prefaciado pelo cantor e compositor Chico César e pelo jornalista carioca Tanussi Cardoso. A capa é do artista gráfico Igor Vinícius Carneiro. Também está programada uma noite de autógrafos. O mais novo livro de Carneiro fecha, assim, o ciclo iniciado em 2003.

De acordo com o próprio autor, “Moleque velho” é tão somente o retorno à cena de um poeta que não criou nenhum de seus poemas, mas “capturou-os no ar, onde habitam todos os versos, e deu-lhes vida”. Neste ínterim, Iverson Carneiro publicou “Observâncias do Rio – & outros avulsos”. Ele também é responsável pela montagem do espetáculo “Moleque velho – O Recital”, apresentado na Universidade Salgado de Oliveira, nos campus de Niterói e São Gonçalo, bem como em diversas escolas da rede pública estadual do Rio de Janeiro.

Sobre o autor

Iverson Carneiro nasceu em Belém - PA e viveu a infância e parte da adolescência na cidade de Bragança, no mesmo estado. Começou a escrever em 1976, mas só publicou seu primeiro livreto, “Palavras pra quem tem boca pra cantar e gritar”, em 1981, quando já morava em João Pessoa. Em 1979 participa do projeto “Lá vem a moçada pelas ruas da cidade”, embrião do MEI (Movimento dos Escritores Independentes da Paraíba), juntamente com poetas e compositores da terra, como Pedro Osmar, Paulo Ró e Chico César.

Em 1983 publica seu segundo livreto “Poetizando marginalmente” e participa do 1º Festival de Poesia de Rua, em Salvador. Publica o pôster-poema “Verbo comer – Um Cardápio Nordestino”, com ilustração de Pedro Osmar. Em 1984 publica os livretos “Eu te amo, porra…” e “Todos na rua outra vez” (este último um cordel para a campanha “Diretas, Já”). Participa do 2º Festival de Poesia de Rua, em Vitória – ES, e do 1º Encontro Latino-americano de Poesia Independente, em Rosário, na Argentina.

Em 2001 organiza o 3o prêmio “Grande poetas do Brasil”, no mesmo colégio. Em 2003, produz, dirige e atua no espetáculo “Moleque velho - O Recital”, que apresenta na Universidade Salgado de Oliveira (Universo) e em diversas escolas da rede pública estadual do Rio de Janeiro. Em 2004, como Animador Cultural do Colégio Estadual Heitor Lira, produz e dirige o show “Tributo à Legião Urbana”, com o grupo “O Bando do Lira”, formado por alunos do Colégio. Em 2005, assume a Coordenação de 15 bibliotecas pólo, do Programa Estadual de Leitura, da Secretaria Estadual de Educação, e em 2006 a Coordenação Estadual de Animação Cultural.

Contatos pelo telefone: (83) 3042-3451.

Agência de Notícias da UFPB - Costa Filho