Grupo da UFPB participa de Conferência Nacional em Natal

O Grupo de Tubas e Eufônios da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) vai participar da “I Conferência Nacional de Eufônios e Tubas”, que acontecerá de 29 deste mês a 2 de maio, na Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal. O evento é organizado pela Associação de Tubas e Eufônios do Brasil e coordenado por Fernando Deddos, que é presidente da entidade.

O Grupo de Tubas e Eufônios da UFPB foi criado em julho de 2015, pela professora Iris Vieira, do Departamento de Música do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) da instituição. Nasceu com a intenção de difundir e fomentar a arte de tocar tuba e eufônio, desenvolver a prática da música de câmara, realizar concertos didáticos em escolas de rede pública, além de proporcionar um intercâmbio cultural e despertar a atenção de novos compositores e arranjadores com o intuito de estimular a criação de peças musicais. Desta forma, vem proporcionando estreias de novas obras, contribuindo para surgimento de novos apreciadores da boa música.

O grupo se fez presente em diversos eventos, tais como: O “I e II Encontro de Tubas e Eufônios Valmir Vieira (UFPB)”; o “I Encontro da Associação de Trombonistas da Paraíba – PB” e o “I Encontro de Metais e Percussão da UFPB”, que teve como homenageado o compositor pernambucano Dimas Segundo Sedícias (1930-2001). Participou ainda do “II Encontro Pernambucano de Metais da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)” e da “I Mostra pedagógica da escola de musica Machado de Assis”, em João Pessoa. Fez ainda concertos beneficentes, cumprindo sua função social de divulgar a boa música apoiando entidades filantrópicas.

Agência de Notícias da UFPB - Com Assessoria