Centro de Ciências Médicas realiza II Simpósio Paraibano de Biossegurança

O Departamento de Fisiologia e Patologia (DFP), em parceria com Centro de Ciências Médicas (CCM), realizará o II Simpósio Paraibano de Biossegurança, no dia 3 de maio, das 9h00 às 18h00, no auditório do CCM. O evento terá como tema “A Biossegurança: da Atenção Básica às Áreas Críticas Hospitalares” e é destinado a pesquisadores, estudantes e profissionais da área de saúde.

As inscrições podem ser feitas até o dia do evento, que será dividido em dois momentos: na parte da manhã, serão ofertados minicursos, que o participante deve escolher na hora da inscrição; durante a tarde, serão realizadas quatro palestras com renomados profissionais e pesquisadores da área.

O coordenador do simpósio, professor Bruno Galvão, afirma que o tema da biossegurança é uma discussão antiga, mas que não é colocada em prática no cotidiano dos profissionais. “Nosso intenção é trazer esse debate para tentar minimizar o efeito desses agentes no âmbito hospitalar”, explica. “Devemos pensar na biossegurança desde a atenção básica, que é a porta de entrada no SUS, até as áreas de complexidade, pois as bactérias têm se tornado cada vez mais resistentes”, complementa o professor.

O evento é organizado pelos alunos do Módulo de Biossegurança e Controle de Infecção do Curso de Medicina da UFPB, sob coordenação do professor Bruno Galvão (DFP/CCS) e vice-coordenação da professora Cristina Wide Pissetti do Departamento Obstetrícia e Ginecologia (DOG/CCM). Serão conferidos certificados de 3 horas para os participantes de minicursos e de 5 horas para os que assistirem às palestras.

Os minicursos ofertados no simpósio abordarão os seguintes temas:

"Bundles para a prevenção de pneumonia associada a ventilação mecânica"(25 vagas)
ministrante: Prof. Dr. Paulo Magalhães (FACIPE)

"APH: uma visão da abordagem primária"(25 vagas)
ministrante: Prof. Drª Marina Gomes (UFPB)

"Mecanismos de resistência bacteriana: disseminação hospitalar, métodos de identificação e prevenção" (40 vagas)
ministrante: Drª Lilian Rodrigues (UFPE) e MSc. Jailton Lobo (UFPE)

As palestras serão ministradas no período da tarde:

"Biossegurança em Hemodinâmica"
ministrante: Profª Dra. Viviane de Araújo Gouveia (PPGIT-UFPE)

"Análise da Biossegurança nos Processos de Preparo e Administração de Medicamentos em Hospitais da Rede Sentinela em Recife"
ministrante: Profª MSc Wylma Danuzza Guimarães Bastos (CEFAPP)

"Estratégias para Controle de Infecção e Segurança do Paciente"
ministrante: Profª Dra. Maria da Conceição Cavalcanti de Lira (UFPE)

"Rotina no Atendimento a Profissionais de Saúde Expostos a Material Biológico"
ministrante: Prof. MSc. Francisco Bernardino da Silva Neto (UFPB)

Os interessados podem obter mais informações e realizar inscrições no site do CCS.

Acompanhe o evento também nas redes sociais:
Instagram - @simposio_bio2
Facebook - /simposiobio2