Coletivo de professores da UFPB faz homenagem ao 1º de maio

O Coletivo Representativo dos Docentes em Luta (Cordel) da UFPB promove, nesta terça-feira (2), a mesa-redonda “Centenário da Revolução Russa e da Primeira Greve Geral no Brasil: Balanços e Perspectivas”. Será às 18h30, no auditório 411 do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) no Campus de João Pessoa.

A abertura terá a participação do projeto coreográfico do Curso de Dança da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) “Mil coisas para saber antes de Morrer”, que tem a direção do professor do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA), Victor Dolive.

O objetivo é homenagear o 1º de maio, Dia do Trabalhador, e ao mesmo tempo debater os ataques aos direitos de trabalhadores, às mulheres e a juventude em nível mundial. Discutirá, ainda, as reformas no Brasil e uma nova constituinte transicional.

O evento terá como mediadora a professora do Departamento de Ciências Sociais da UFPB Luciana Aliaga e a participação do professor Thiago Bernardon, do Departamento de História da UFPB; Gonzalo Rojas do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e do blog on line Esquerda Diário; e de Luciano Barboza, Diretor do Sindicato Estadual de Professores de Educação do Rio de Janeiro (SEPE) e membro do Coletivo Luta Educadora (grupo de profissionais de educação do Rio de Janeiro).

“Consideramos uma excelente oportunidade para discutir o legado da Revolução Russa e primeira Greve Geral no Brasil, por mais que a burguesia, com seus historiadores e meios de comunicação tentem suprimi-lo. Pretendemos difundir uma visão ofensiva do marxismo, criticando a burocracia stalinista e defendendo o legado da tradição bolchevique, através da oposição de esquerda e o trotskismo, trazendo para a análise do cenário político atual e de como intervir na luta de classes”, disse o professor Gonzalo Rojas, um dos palestrantes da mesa-redonda.

Agência de Notícias da UFPB - Marcos Figueiredo