UFPB promove 1º Festival Internacional de Música de Câmara

Interessados em participar das master classes podem inscrever-se até 1º de junho

Com coordenação do Programa de Pós-Graduação em Música (PPGM), a Universidade Federal da Paraíba realizará, de 10 a 15 de julho, o 1º Festival Internacional de Música de Câmara.

O evento artístico-acadêmico reunirá, em João Pessoa, artistas convidados da San Francisco State University, da Universidad de Chile, da Universidade de São Paulo (USP) e também o diretor artístico do Zeitkunst - Festival de Música e Literatura Contemporânea de Berlim. Os concertistas internacionais e docentes da área de piano e cordas da UFPB realizarão seis concertos camerísticos, sempre às 20h00, na Sala Radegundis Feitosa, no campus I. As apresentações são abertas ao público.

O Festival tem o apoio da Coordenação do PPGM, CCTA, PRPG e Reitoria da UFPB, além da Galeria de Arte Valentim. Tem a finalidade de promover e fortalecer as atividades artísticas do PPGM, estimulando a produção de seu corpo docente. Ao mesmo tempo, a proposta tem forte cunho pedagógico, por meio da realização de master classes para estudantes da UFPB e de outras instituições musicais da Paraíba.

Durante as manhãs do evento, haverá master classes de violino, viola, piano e música de câmara, nas dependências do Departamento de Música/UFPB. Os estudantes interessados em participar poderão inscrever-se no próprio site do Festival, até o dia 1º de junho.

Entre os ministrantes das aulas, estão Jassen Todorov (Violino, San Francisco State University/EUA), Eliane Tokeshi (Violino, USP/São Paulo), Hermes Cuzzuol Alvarenga (Violino, UFPB), Sandra Cabral de Aquino (Violino, UFPB), Kate Hamilton (Viola, EUA/Chile), Ulisses Silva (Viola, UFPB), Felipe Avellar de Aquino (Violoncelo, UFPB), Luiz Gustavo Carvalho (Piano, Brasil/Rússia), José Henrique Martins (Piano, UFPB) e Luciana Noda (Piano, UFPB).

Apoio integral da Reitoria

De acordo com o coordenador do Festival, professor Felipe Avelar de Aquino, a reitora Margareth Diniz garantiu, de imediato, integral apoio institucional à proposta. Esse apoio tem o propósito de consolidar ainda mais a área de artes na UFPB, um dos cartões de visita da UFPB e vocação da instituição, expressa em uma das Escolas de Música mais bem equipadas do País.

Mais informações sobre o 1° Festival Internacional de Música de Câmara PPGM-UFPB, encontram-se no site do evento: http://festivalinternacionalufpb.homesteadcloud.com.

ACS | Fernando Caldeira