Cineasta paraibano participa de mostra de cinema em Minas

ImprimirImprimir

O curta-metragem “Essas Senhoras” de Gláucio Souza será exibido na 15ª Mostra de Cinema de Tiradantes (MG) no dia 26 de janeiro; documenta a cultura rural

 

No próximo dia 26 será exibido na 15ª Mostra de Cinema de Tiradentes – MG o curta-metragem “Essas Senhoras”, do cineasta paraibano Gláucio Souza. Trata-se da documentação de uma cultura rural que por muito tempo fez parte do cotidiano brasileiro, principalmente nordestino. As parteiras e rezadeiras documentadas no filme “configuram uma representação de um Brasil sem condições básicas de saúde e educação que cede espaço para práticas onde o conhecimento é repassado via tradição de mãe para filha”, argumenta o cineasta.

 

“O curta busca imortalizar essas senhoras que trouxeram ao mundo grande parte dos nossos antepassados e tanto colaboraram para o alívio do sofrimento do nosso povo, quer seja rezando, fazendo partos ou orientando para a vida cotidiana de um povo que sempre viveu às margens do desenvolvimento”, diz Gláucio Souza. Segundo o diretor do curta, trata-se de uma defesa direta da memória dessas, e de tantas senhoras, que como estas foram importantes para a sociedade e para a cultura popular.

 

O cineasta Gláucio Souza nasceu na cidade de Santa Rita, cursa Comunicação Social na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), e procura documentar a cultura paraibana e seus reflexos na sociedade. Em novembro de 2011 lançou o documentário “Tibiri caderno 2, a parte que a tv não mostra”, enfocando a vivência de uma série de artistas de variadas áreas de atuação, que é possível encontrar pelas ruas santarritenses.

 

Após o festival mineiro, os filmes de Gláucio Souza estarão disponíveis para download na internet.

 

Contatos pelo correio eletrônico: glauciosouza@msn.com.

Fonte: 
Agência de Notícias da UFPB/ Com assessoria
Compartilhar: