Campus IV da UFPB recebe congresso nacional sobre tecnologias na educação

Nos dias 18 a 20 de maio, o campus IV (Litoral Norte) da UFPB sediará o II Congresso sobre Tecnologias na Educação (Ctrl+E 2017). O evento científico, da área de Informática na Educação, tem o objetivo de fomentar a interação entre profissionais de diferentes formações - educação, computação, mídias digitais, design e outras áreas - para discutir problemas e soluções relevantes para a educação na era digital.

A primeira edição do congresso foi promovida no ano passado, em nível regional, pela UFRN. Agora, o Ctrl+E 2017 ganha caráter nacional e reunirá, na unidade de Mamanguape, estudantes, professores e pesquisadores de todo o País, em torno do tema “Desafios da Educação na Era Digital: Experiências, Metas e Planos”. A organização é do Departamento de Ciências Exatas (DCX) do Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE).

De acordo com a coordenadora do evento Ayla Dantas Rebouças, professora do DCX, “a ideia de expandir o congresso teve o intuito de fortalecer as discussões e trocas de experiência com ainda mais relatos e pesquisas relacionadas à informática na educação realizadas em outras regiões do país, além do Nordeste”.

Entre os assuntos a serem discutidos, estão os projetos de inclusão digital, as práticas educativas com tecnologias digitais, a robótica educativa e a Educação aberta e EaD. O foco é compreender, melhorar e ampliar o uso da informática em processos de ensino e de aprendizagem nos mais diferentes contextos educacionais.

“Há vários desafios na educação relacionados tanto ao uso da tecnologia para apoiar a educação quanto ao ensino da computação e do pensamento computacional em si, e esses desafios devem ser discutidos de maneira multi e interdisciplinar”, complementa Ayla Rebouças (foto).

Durante os três dias de congresso, os inscritos poderão participar de minicursos ofertados por professores e profissionais das áreas. Também estão previstas apresentações de artigos, palestras e mesas-redondas. A programação do Ctrl+E 2017 está disponível no site do evento.

Os interessados que ainda não efetivaram a inscrição poderão fazê-lo até amanhã, 18 de maio, por meio de formulário online. Mais informações podem ser obtidas junto à coordenação de inscrições, pelo e-mail julianaaraujo@dcx.ufpb.br.

ACS | Lis Lemos