UFPB inaugura Casa de Cultura Hermano José

Em cerimônia realizada no início da noite da sexta-feira, 19 de maio, a reitora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Margareth Diniz, inaugurou a Casa de Cultura Hermano José, no bairro Bessa, em João Pessoa. Participaram do evento, representantes da comunidade universitária, do meio artístico e de diversos segmentos da sociedade paraibana.

A solenidade foi prestigiada por amigos e familiares do artista plástico Hermano José, que prestaram homenagens e lembraram sua trajetória e contribuição. “É uma honra para a UFPB cumprir a vontade de Hermano José e poder entregar à Paraíba esse novo centro de arte e cultura”, disse a reitora, no descerramento da placa de inauguração, junto com as irmãs do homenageado.

Margareth Diniz agradeceu à vice-reitora da UFPB Bernardina Freire, que conduziu, com competente e dedicada equipe, todos os esforços para a concretização das obras de reforma, a organização do acervo e demais providências que permitiram a abertura da Casa ao público naquela data.

A reitora da UFPB agradeceu, ainda, a participação do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê) no projeto. “A parceria com o Unipê, propiciada pela disposição e empenho da reitora Ana Flávia Pereira da Fonseca, reforça a importância da colaboração entre as duas instituições de ensino em prol de ações que resultem em benefícios à sociedade”, destacou Margareth Diniz.

Patrimônio artístico-cultural

A casa abrigava a residência e o ateliê de Hermano José, ex-professor da UFPB, crítico de arte e um dos maiores artistas plásticos da Paraíba, falecido há cerca de dois anos. Esse patrimônio foi doado por ele, à universidade, com a condição de tornar o local em um espaço aberto ao público.

A UFPB procedeu a recuperação de aspectos da casa, incluindo reforma em instalações, colocação de vidros, forro e equipamentos de segurança, além de pintura, jardinagem e outros reparos, buscando preservar suas características originais. Na Casa de Cultura Hermano José, foram mantidos mobiliário, peças de arte, pertences pessoais e obras do artista para visitação pública. No espaço, a UFPB também realizará cursos, exposições e eventos.

A Casa de Cultura Hermano José está localizada na rua Argemiro de Figueiredo nº 3697, Bessa, na capital paraibana.

ACS | Rita Ferreira