João Pessoa sedia IV Encontro Brasileiro de Administração Pública

O IV Encontro Brasileiro de Administração Pública (EBAP) acontece nesta quarta e quinta-feira, no Centro Universitário de João Pessoa (Unipê). O evento reúne 300 participantes, entre eles acadêmicos e profissionais para livre debate de ideias, aprendizado fundado na troca de experiências, divulgação científica de qualidade e coordenação de ações estratégicas para a consolidação do campo acadêmico da Administração Pública, com ênfase na pós-graduação.

O EBAP será aberto às 9h, com a presença do pró-reitor de pesquisa Isac Medeiros, representando a Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O Secretário Geral do Centro Latino-Americano de Administração para o Desenvolvimento (CLAD), Gregorio Montero fará a conferência abordando o tema “A Construção da Administração Pública do Século XXI”.

Grupos de Trabalhos (GTs) - O Encontro constará de cinco GTs. O GT1 tem como tema “Transparência, Governo Aberto e Participação” e aborda instituições participativas formais e informais de governança democrática e os mecanismos de controle social. O GT2 – “Governança e Cooperação no Setor Público” - refere-se aos arranjos institucionais cooperativos, os consórcios, os arranjos produtivos locais, as relações entre Estado e organizações do terceiro setor, da economia solidária, não governamental, da sociedade civil e sem fins lucrativos, dentre outros.

O GT3 está relacionado às Análises de Políticas Públicas onde serão vistos os principais modelos e teorias da public policy analisys, relacionados à definição de agenda, ao processo decisório, à formulação, à implementação, ao monitoramento e à avaliação de políticas públicas e de programas governamentais, dentre outros. O GT4 trata do Gerenciamento de Organizações Públicas e aborda as funções e instrumentos gerenciais de planejamento estratégico, organização, direção e execução no âmbito intra organizacional.

Já o GT5 – Casos de Ensino em Administração Pública – está relacionado às novas estratégias de ensino aplicadas ao estudo da administração pública e analisa casos de ensinos relevantes à disciplina sob uma perspectiva prática e multidisciplinar, dentre outros.

O IV EBAP consta de sete oficinas abordando os temas O controle judicial das políticas públicas; Desenvolvimento Econômico e Políticas Públicas; Políticas Públicas de Segurança no Nordeste; Elaboração de projetos públicos; Fundamentos da Auditoria Governamental;  Desenvolvendo a carreira e pós-carreira do servidor público; e A nova contabilidade pública.

“A Reforma do Estado e a Modernização da Gestão Pública” é o tema da conferência de abertura que será ministrada por Alketa Peci, da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração (ANPAD), Fernando Filgueiras, da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) e Ricardo Gomes, da Escola Superior de Administração Fazendária (ESAF).

O IV EBAP é uma realização da Sociedade Brasileira de Administração Pública em parceira com UFPB, Unipê, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Universidade Católica de Brasília (UCB), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC), Universidade de São Paulo (USP), Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Universidade Federal de Viçosa (UFV), Universidade Caxias do Sul (UCS), Universidade de Brasília (UnB), Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e Instituto Federal da Paraíba (IFPB).

Outras informações a respeito do assunto pelos telefones (83) 3216-7927 e 99952-8886; ou através do site: http://www.ufpb.br/ebap/contents/paginas/programacao

Agência de Notícias da UFPB - Paulo César Cabral