Seminário avalia melhoras no atendimento de usuários do SUS

O Serviço de Regulação do Hospital Universitário Lauro Wanderley da Universidade Federal da Paraíba (HULW/UFPB) promove o “I Seminário de Regulação e Avaliação em Saúde” nesta quinta-feira (1º) e sexta-feira (2). O evento começa às 8h desta quinta-feira nas dependências do HULW, Campus I em João Pessoa.

O seminário tem o intuito de estudar, avaliar, e definir propostas para a melhora do serviço que é prestado ao usuário nas suas mais diversas esferas, buscando melhorar o acesso aos procedimentos e uma melhoria no atendimento ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS).

“A regulação do Sistema de Saúde só recentemente ganhou relevância no SUS, a partir das negociações e pactuações que foram definidas no Pacto pela Saúde, onde os três entes federados depararam-se com a necessidade de definir responsabilidades e de estabelecer a regulação não apenas como um instrumento de garantia do acesso, mas como uma ferramenta de gestão do sistema de saúde”, esclarece os organizadores do seminário.

Saiba mais sobre o assunto assistindo a entrevista com a chefe do Serviço de Regulação do HULW e coordenadora do evento Mariani Oliveira no link: https://youtu.be/rOe7gw4H2LY.

Programação (1º e 2 de Junho)

1º dia

8h-8h30 - Credenciamento

8h30-9h - Abertura cultural

9h-9h30 - Mesa de abertura

9h30-10h - Intervalo

10h-12h – Mesa-redonda: “Os HUs na rede de Atenção à saúde”.

- A regulação no âmbito dos HUs e da rede: conjuntura atual;

- A excepcionalidade da assistência ensino e pesquisa;

- O papel do gestor municipal/estadual no processo regulatório do SUS.

12h-14h - Almoço

14h-15h - Grupo de estudo dirigido

15h-15h30 - Intervalo

15h30-17h - Plenária do dia – Apresentação dos grupos

2º dia

8h-9h30 - 1ª Mesa: “O sistema de atenção à saúde hierarquizado e suas competências nos fluxos regulatórios”.

9h30-10h - Intervalo

10h-12h - 2ª Mesa: “O processo de regulação entre os gestores e serviços contratados: relação público- privado”.

12h-14h - Almoço

14h-15h - Grupo de estudo dirigido

15h-15h30 - Intervalo

15h30-17h - Plenária final

Mais informações pelo telefone: (83) 3216-7554; ou pelo e-mail: comunicacaohulw@gmail.com.

Agência de Notícias da UFPB - Com informações da Ascom do HULW