UFPB discute implantação de Centro de Triagem de Animais Silvestres

A criação do Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), foi tema de reunião na Sala de Conferências no Campus de Areia, na manhã desta terça-feira (30). A criação de uma unidade do CETAS dentro de uma universidade seria inédita no Brasil.

Durante a reunião, foram discutidos aspectos sobre a legislação relativa ao tema, em especial ao crime de maus tratos a animais, sejam domésticos ou silvestres. O tema abordado foi a criação de um Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) no Centro de Ciências Agrárias em Areia.

Além do vice-diretor do Centro de Ciências Agrárias, Ricardo Guerra, participaram da reunião o Superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) na Paraíba, Thiago Maranhão Pereira Diniz e mais dois fiscais daquele instituto; o Superintendente de Administração do Meio Ambiente da Paraíba (Sudema), João Vicente Machado Sobrinho e mais dois servidores daquela superintendência; um representante da Polícia Militar, o Médico Veterinário Rafael Lima; além dos professores do CCA Edilson Paes Saraiva, Ricardo Lucena, Helder Farias e José Domingo.

Um cronograma de ações será definido e já estão agendados novos encontros. Após os debates, montou-se uma comissão que vai emitir um parecer sobre o assunto para ser aprovado no Conselho de Centro do Centro de Ciências Agrárias (CCA).

Sobre o Centro de Triagem de Animais Silvestres

É todo empreendimento autorizado pelo IBAMA, somente de pessoa jurídica, que tem por finalidade receber, identificar, marcar, triar, avaliar, recuperar, reabilitar e destinar animais silvestres provenientes da ação da fiscalização, resgates ou entrega voluntária de particulares.

Contato pelo telefone (83) 3362-2300.

Agência de Notícias da UFPB - Marcos Figueiredo