OSUFPB faz parceria com a FUNESC e apresenta concerto na Sala José Siqueira

A OSUFPB faz nesta sexta-feira (2), seu sétimo concerto da temporada, o segundo da série “Concertos Especiais”, desta vez homenageando o compositor alemão Ludwig van Beethoven pelos 190 anos de sua morte e Heitor Villa-Lobos, um dos mais importantes compositores brasileiros, que neste ano comemoramos os 130 anos de seu nascimento. Este concerto será excepcionalmente realizado na Sala José Siqueira, no Espaço Cultural José Lins do Rego, às 20h. A entrada é gratuita.

A mudança de local da apresentação da OSUFPB da Sala de Concertos Radegundis Feitosa para a Sala José Siqueira se dá graças a uma parceria firmada entre a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e a Fundação Espaço Cultural (FUNESC).

O concerto abre com a Sinfonietta n. 1, de Villa-Lobos, obra de 1916 que o compositor carioca dedicou à memória de Mozart. Em seguida, voltando no tempo, a orquestra tocará Suíte Antiga, do cearense Alberto Nepomuceno, obra que, apesar do sabor classicista e acadêmico, surge na última década do século 19 nos primórdios das iniciativas em torno da construção do nacionalismo musical brasileiro. Finalmente, voltando ao ano 1800, a OSUFPB interpretará a Sinfonia n. 1 op. 21, de Beethoven. O compositor alemão estava prestes a completar seus 30 anos quando estreou sua primeira sinfonia e já havia perdido a audição por completo. Apesar de nela encontrarmos ainda muitos vestígios da tradição clássica simbolizada por Haydn e Mozart, esta sinfonia já lança muito da originalidade revolucionária de Beethoven que, em breve, abrirá as portas para o romantismo musical alemão.

Para este concerto, a OSUFPB contará com seus 21 músicos e diversos convidados, entre alunos e professores do Departamento de Música (DEMUS), além de integrantes de outras orquestras atuantes em João Pessoa. A regência é do maestro Thiago Santos, regente titular da OSUFPB.

Séries temáticas

Nesta temporada, a OSUFPB apresenta os concertos em séries temáticas, homenageando nomes consagrados da cultura paraibana. Assim, temos a “Série Pedro Américo, com concertos dedicados às obras do romantismo musical brasileiro e europeu; a série "Mestre Ariano", que privilegia a música nacionalista de compositores brasileiros e estrangeiros; a "Série Augusto dos Anjos", com obras das diferentes correntes estéticas do pós-romantismo; a "Série Philipeia", dedicada à música barroca e do classicismo nos remetem ao antigo nome de nossa cidade; e, finalmente, a “Série Kaplan” que homenageia o maestro e compositor argentino que adotou João Pessoa por sua cidade do coração, desenvolvendo aqui importante trabalho musical. Eventualmente a OSUFPB também apresenta “concertos especiais”, quando houver motivo que justifique sua realização, como é o caso do desta semana, que homenageia dois compositores de grande importância para a história da música universal.

Mais informações no site: www.osufpb.com; ou pelo telefone: (83) 3216- 7866.

Agência de Notícias da UFPB - Com Assessoria