DEMID/UFPB sedia lançamento do livro 'Imagens do Nordeste no cinema brasileiro contemporâneo'

Acontecerá, nesta quarta-feira (7), a partir das 19 h, no auditório do Departamento de Mídias Digitais (DEMID) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), o lançamento do livro Imagens do Nordeste no Cinema Brasileiro Contemporâneo, do jornalista Alisson Gutemberg. O evento é gratuito e faz parte da programação do minicurso O cinema de John Cassavetes, que começa nesta terça-feira (6), promovido pelo Grupo de Pesquisas em Cinema e Audiovisual (Gecine), sob a coordenação do professor Bertrand Lira.

O livro é um lançamento da Editora Multifoco e está sendo comercializado no site da Editora. Imagens do Nordeste no Cinema Brasileiro Contemporâneo é fruto da pesquisa de mestrado de Alisson Gutemberg, no Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGC/UFPB), orientada por Lira.

A obra analisa o processo de construção do imaginário nordestino. Para tanto, debruça-se pelo papel da arte. Analisa de que maneira música, pintura, poesia, literatura e principalmente o cinema ajudaram a consolidar imagens para a região nordestina. Segundo Gutemberg, o imaginário nordestino foi alicerçado basicamente a partir de dois grandes temas: saudade e dor. No primeiro, encontra-se a temática da tradição, do patriarcado e do folclore. No segundo, da seca, miséria e messianismo. Contudo, a arte contemporânea, precisamente o cinema, tem deslocado essas imagens. Filmes como Árido Movie (Lírio Ferreira, 2005), O Som ao Redor (Kleber Mendonça Filho, 2012) e A História da Eternidade (Camilo Cavalcante, 2014) pensam o Nordeste global – discutem o lugar da tradição, das raízes, em meio ao mundo contemporâneo, e é nesse deslocamento simbólico que a obra se concentra.

Autor e obra

Alisson Gutemberg é natural de Salvador (BA). É formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (2008-2012), mestre em Comunicação e Culturas Midiáticas pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal da Paraíba (PPGC/UFPB, 2014-2016) e doutorando em Ciências Sociais na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGCS/UFRN).

"Imagens do Nordeste no Cinema Brasileiro Contemporâneo é uma ampliação da minha pesquisa de mestrado. A ideia de pesquisar esse tema veio da minha relação com a cultura nordestina. Apesar de ser natural de Salvador - e acho que por lá isso não é tão forte, de uma maneira geral -, minha família é por inteira pernambucana de Caruaru e cearense de Juazeiro do Norte. Então sempre tive um contato muito grande com a dita cultura nordestina, e essa foi a motivação inicial, apesar de ter ganhado novas formas ao longo do tempo", relata o autor.

"Meu interesse era pesquisar a construção da representação nordestina e compreender de que maneira alguns estereótipos passaram a compor essa representação, e esse foi o meu ponto de partida. No entanto, neste livro, apresento uma perspectiva heideggeriana, apesar de não citar Heidegger diretamente na obra, de uma compreensão do ser como um ente privilegiado ligado à presença e à temporalidade, ou seja, a um espaço-tempo específico, que é o espaço-tempo de sua existência. A representação do nordestino do século XXI é completamente diferente da representação do nordestino da segunda metade do século XX. É só olhar os filmes Árido Movie e Deus e o Diabo na Terra do Sol (Glauber Rocha, 1964) para compreender isso. Está lá. Eu apenas tento entender os motivos que levam a esse deslocamento. E é esse o foco desta obra”, concluiu Gutemberg.

ACS | Fernando Caldeira