Parceria proporciona terapia ocupacional aos assistidos pela APAE em Areia

O Comitê de Inclusão e Acessibilidade (CIA/UFPB) iniciou, em 8 de maio, atividades de atendimento clínico em Terapia Ocupacional às crianças afetadas por microcefalia, aos assistidos da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e aos servidores e estudantes da UFPB em Areia. No município, situa-se o campus II da Universidade, que abriga o Centro de Ciências Agrárias (CCA).

A atividade de extensão foi possível pelo envolvimento entre o CIA, o CCA, a Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PRAC/UFPB), a APAE e a Prefeitura Municipal de Areia. A parceria traz contribuições importantes no campo da saúde e a expectativa de ampliar a quantidade de atendimentos nas ações de tratamento de pessoas com necessidades especiais.

O trabalho de Terapia Ocupacional é conduzido pela coordenadora do CIA Andreza Polia, a vice-presidente local da APAE Jacilene Cunha Castro e a chefe do Departamento de Ciências Fundamentais e Sociais do CCA Ana Cristina Daxenberger. As atividades são realizadas por equipe de voluntários de diferentes áreas, da qual fazem parte: a pedagoga Flaviana Felipes Oliveira, a fonoaudióloga Isa Araujo de Vasconcelos, a fisioterapeuta Élida Elias de Lemos e as estagiárias do curso de Terapia Ocupacional da UFPB: Ana Paula Lucena de Farias, Gabriella Siqueira de Lima, Juliana Pereira Castro e Marilia Oliveira Mendes.

A professora Ana Cristina Daxenberger avalia que o apoio do Comitê de Inclusão e Acessibilidade, da Direção do CCA, da PRAC e da Prefeitura à APAE é essencial. "A APAE de Areia não poderia assumir sozinha a responsabilidade social do atendimento às pessoas com deficiência, já que a entidade é filantrópica e necessita do voluntariado e do apoio financeiro da comunidade", diz Ana Cristina.

Já a psicóloga e gestora da entidade, Jacilene Cunha Castro, afirma que “é por meio de parcerias como essa que a APAE de Areia consegue desempenhar seus trabalhos e contribuir de forma significativa para melhorar a qualidade de vida da pessoa com deficiência. O apoio de cada cidadão, de cada empresa ou instituição é muito importante para nós".

ACS | Rita Ferreira, com informações e fotografia fornecidos pelo CIA.