Reitora da UFPB participa do lançamento da Rede ODS Universidade Brasil

A reitora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Margareth Diniz assinou, há pouco, termo de adesão da instituição ao Pacto de Constituição da Rede ODS Universidade Brasil, na Casa da ONU, em Brasília (DF). A gestora é acompanhada pelo prefeito universitário João Marcelo Alves Macedo.

A Rede ODS Universidade Brasil nasce para cooperar na mudança do modelo de crescimento econômico, difundido nas últimas décadas, que resultou em desigualdade social, degradação do meio ambiente e aumento nos índices de violência e de corrupção, comprometendo o futuro da Humanidade e do planeta.

Além da UFPB, aderem ao pacto as universidades Estadual do Piauí (UEPI), Estadual de Goiás (UEG), Metodista de São Paulo e o Centro Universitário Tabosa de Almeida (ASCES-UNITA), com a finalidade de criar a Rede, que é lançada, nesse momento, sob coordenação do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

A iniciativa conta também com a participação do Instituto Internacional para o Desenvolvimento da Cidadania (IIDAC). A rede operará dentro de um modelo de plano de trabalho, que será disponibilizado aos signatários pelo PNUD.

A Rede ODS Universidade Brasil constitui-se a partir das instituições que já tinham, em suas práticas, experiências exitosas de aplicação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). A proposta é pioneira e baseia-se no entendimento de que as instituições de ensino superior são espaços essenciais para a construção de novos caminhos para um futuro sustentável, por meio do ensino, da pesquisa, da extensão e da gestão acadêmica.

As instituições que compõem a Rede assumem, hoje, 7 de junho, os ODS como estratégia transformadora, sistêmica e inclusiva, com os compromissos de promover uma cultura de desenvolvimento sustentável, contribuir na formação de uma nova geração comprometida com esse tipo de desenvolvimento e desenvolver uma agenda acadêmica em convergência com os ODS.

Os ODS foram pactuados, em setembro de 2015, na Cúpula das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, envolvendo seus 193 países membros, e estão consolidados na Agenda 2030. Essa Agenda consiste em 17 Objetivos, 169 metas e 231 indicadores que estabelecem compromissos sociais, ambientais e econômicos a ser cumpridos por governos, empresas, academia e sociedade civil até o ano de 2030.

ACS | Rita Ferreira. Informações: PNUD. Fotografias: arquivo pessoal da reitora.