Projeto do CEAR recebe professor Thomas Lipo, autoridade internacional em Engenharia Elétrica

O Centro de Energias Alternativas e Renováveis da Universidade Federal da Paraíba (CEAR/UFPB) recebe até domingo, 11 de junho, o pesquisador Thomas Lipo, professor emérito do Departamento de Engenharia Elétrica e da Computação do campus Madison da University of Wisconsin (EUA).

Lipo é referência internacional em projeto e análise de máquinas elétricas e também em acionamento de máquinas com auxílio de eletrônica de potência, há mais de quarenta anos. Foi o pioneiro dos modernos sistemas de máquinas polifásicas tolerantes a falhas e na investigação de métodos de eliminação dos efeitos causados por desbalanceamentos da tensão de alimentação no acionamento de máquinas. Thomas Lipo é cofundador do “Wisconsin Electric Machines and Power Electronics Consortium” na Universidade de Wisconsin; membro da US National Academy of Engineering e da UK Royal Academy of Engineering.

O professor norte-americano chegou à UFPB em 28 de maio para participar de projeto do Departamento de Engenharia Elétrica (DEE/CEAR), como Pesquisador Visitante Especial (PVE) pelo Programa Ciências sem Fronteiras. O projeto consiste em estudo de otimização do processo de conversão da energia elétrica, oriunda de fonte eólica, no contexto das redes elétricas inteligentes.

Em 5 de junho, a reitora da UFPB Margareth Diniz, acompanhada pelo pró-reitor de pesquisa Isac Medeiros e pelo chefe de gabinete Raimundo Barroso Jr, foi apresentada ao visitante, em reunião ocorrida às 11h no CEAR. Na ocasião, a reitora destacou o acelerado processo de internacionalização pelo qual passa a UFPB, deu boas-vindas ao professor Thomas Lipo e agradeceu sua colaboração no projeto do CEAR.

Na fotografia, o registro dos professores do DEE e demais docentes presentes ao encontro (à partir da esquerda): Ítalo Roger (UFRPE e Bolsista PDJ junto ao Projeto), Isaac Freitas, Raimundo Barroso Jr (chefe de gabinete da UFPB), Camilla Seibel, Thomas Lipo (PVE), Edison Roberto (pesquisador visitante PPGEE/CEAR), Margareth Diniz (reitora da UFPB), Zaqueu Ernesto da Silva (diretor do CEAR), Isac Medeiros (pró-reitor de pesquisa da UFPB), Lucas Hartmann, Nady Rocha, Romero Andersen e Fabiano Salvadori.

ACS | Rita Ferreira