Projeto do Departamento de Economia da UFPB oferece orientação financeira gratuita

Educação financeira é um tema cada vez mais presente no cotidiano das pessoas. Saber lidar melhor com o orçamento doméstico, planejar a aposentadoria e buscar investimentos seguros estão entre os novos comportamentos que, pouco a pouco, vão sendo incorporados pelos brasileiros com relação às suas finanças pessoais.

Essa mudança de cultura recebeu impulso em 2010, quando a promoção da educação financeira e previdenciária tornou-se uma política de estado, com a criação de uma estratégia nacional, visando o fortalecimento da cidadania, a eficiência e solidez do sistema financeiro nacional e a tomada de decisões conscientes por parte dos consumidores. Desde então, governo e sociedade civil têm se articulado para realizar esses objetivos.

Nesse sentido, entre as muitas organizações que já estão contribuindo com ações educativas e sociais, está a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio do Escritório Financeiro, coordenado pelo professor Sinézio Fernandes Maia, do Departamento de Economia.

Todas as quintas-feiras o projeto abre as portas para orientação personalizada ao público interessado, atendendo gratuitamente sobre orçamento familiar, previdência, planejamento financeiro, solução de dívidas, investimentos em bolsas de valores, tesouro direto, renda fixa e variável, análise de balanço, gestão de risco e conjuntura econômica, entre outros temas em economia e finanças.

O atendimento é realizado pelos alunos bolsistas do Escritório Financeiro, mediante prévio agendamento, efetuado por meio de formulário disponível no Blog Sala de Ações ou pessoalmente no próprio local em que é feito o atendimento: Ambiente 10 do Bloco de Pós-Graduação em Economia do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), situado no campus I da UFPB, em João Pessoa.

Projeto premiado

O Escritório Financeiro é uma nova célula que passa a integrar o projeto de extensão Sala de Ações, que é uma iniciativa do Departamento de Economia (DE) do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da UFPB. Esse projeto, cadastrado desde 2007 na Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PRAC/UFPB), envolve alunos dos cursos de graduação de Economia, Administração, Ciências Contábeis e Relações Internacionais.

Os estudantes são responsáveis pela produção de informações, workshops, seminários e artigos, além do atendimento no Escritório Financeiro.

O projeto Sala de Ações já recebeu o prêmio “Elo Cidadão” duas vezes (em 2009 e 2011) e acumula uma história consolidada na formação dos graduandos para a vida profissional e na disseminação da Educação Financeira e do Mercado de Capitais em João Pessoa.

ACS | Rita Ferreira