CI /UFPB forma primeira turma de Matemática Computacional

O Centro de Informática (CI) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) realizou quarta-feira (21), no auditório da UFPB Virtual, a cerimônia de colação de grau de três alunos que formam a primeira turma de concluintes do curso de bacharelado em Matemática Computacional. Durante a mesma solenidade foi conferido o grau de bacharel a treze formandos de Ciência da Computação e a seis alunos que cursaram Engenharia da Computação.

As turmas, que concluíram os cursos no período 2016.2, elegeram como paraninfo o diretor do CI, Hamilton Soares, e como patrono o professor Lucídio dos Anjos, atual vice-diretor da unidade de ensino.

O estudante Fernando Brito, do curso de Ciência da Computação, foi escolhido para ser o orador dos concluintes. Em sua saudação aos colegas, ele ressaltou que chegar à universidade e conseguir finalizar um curso superior ainda é um privilégio em nosso país, onde apenas 12 por cento obtêm um diploma universitário, média que cai para menos de 10 por cento quando se trata da região Nordeste.

O orador destacou de forma sucinta que o Brasil atravessa uma grave crise política e homenageou os professores, para os quais pediu uma salva de palmas, e agradeceu aos seus pais e aos pais de todos os formandos pelo apoio incondicional para que um dia encerrassem essa etapa da vida acadêmica.

O juramento foi feito pela concluinte Suzane Gomes, do curso de Engenharia da Computação. Ela assumiu o compromisso de, em sua vida profissional, honrar os ensinamentos dos professores e atuar na carreira seguindo os princípios da ética e em prol do desenvolvimento social.

O professor Hamilton Soares, que representou a reitora Margareth Diniz, durante a sessão solene, disse aos formandos que se sentia honrado com a indicação do seu nome para paraninfo, mas que a condição que mais lhe enobrece é a de professor, profissão que exerce na instituição de ensino há mais de 20 anos.

Observou que ao totalizarem os créditos necessários para a conclusão de um curso os alunos levam consigo não apenas o aprendizado referente às disciplinas, mas também as ricas experiências herdadas da convivência diária com colegas e docentes, durante a qual acumulam vitórias e derrotas.  Para ele, uma nota baixa que reprova durante o curso deve servir de estímulo para o aprimoramento, da mesma forma como na prática esportiva. “Os derrotados no esporte hoje são os vencedores de amanhã”, exemplificou.

Já o patrono da turma, o professor Lucídio dos Anjos, lembrou que da sua trajetória como aluno traz recordações dos ensinamentos, carinho e atenção dos professores, acrescentando que espera que em sua missão na docência esteja plantando boas sementes, contribuindo para a formação de bons profissionais e, acima de tudo, cidadãos conscientes da importância de conduzir a carreira com ética e dignidade.

Ao final da cerimônia, a direção do CI concedeu a “Láurea Acadêmica Destaque da Graduação” aos formandos Lucas Aversari, egresso de Ciência da Computação; a Rômulo Lima, de Matemática Computacional; e a Suzane Gomes , de Engenharia da Computação. Essa distinção é concedida a alunos que durante a graduação obtiveram coeficiente de rendimento escolar superior a 8,0 e não foram reprovados em disciplinas. A Láurea Acadêmica, na forma de certificado, foi entregue pelos professores Clauirton Siebra, Danielle Rousy e Lucídio dos Anjos.

A mesa que conduziu a colação de grau foi presidida pelo diretor Hamilton Soares e também integrada pelo vice-diretor do CI, Lucídio dos Anjos; pelo professor Roberto Quirino, coordenador do curso de Matemática Computacional; pela coordenadora do curso de Ciência da Computação, Daniela Batista Guedes Pereira; e pela coordenadora do curso de Engenharia da Computação, Thais Gaudêncio. O cerimonial foi coordenado pela secretária do CI, Maria de Lourdes Cavalcanti.

Agência de Notícias da UFPB - Com Assessoria de Comunicação do CI