UFPB e TJ inauguram Juizado para tratar de violência contra mulher

O Reitor da UFPB, Rômulo Polari, destacou que a implantação do Juizado Especial de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher vai abrir muitas oportunidades para os estudantes que poderão aliar a prática as suas atividades cotidianas de ensino, pesquisa e extensão.

A inauguração ocorreu nesta segunda-feira (30), com a presença do Reitor e do presidente do Tribunal de Justiça, Abrahan Lincoln.

O Juizado funciona nas instalações da Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão (Funape), localizada na Praça Barão do Rio Branco, sem número, no centro de João Pessoa, em frente ao antigo Cinema Municipal.

As atividades serão desenvolvidas numa parceria da Universidade Federal da Paraíba e Tribunal de Justiça da Paraíba. A UFPB cedeu o prédio para o funcionamento do órgão, bem como vai contribuir com o apoio de estudantes de vários cursos de graduação. Estudantes de Direito, Psicologia e Sociologia, por exemplo, poderão estagiar nesse juizado.

Durante a solenidade de inauguração, o presidente do TJ explicou que todos os processos de violência contra a mulher que hoje tramitam na Capital paraibana serão redistribuídos a essa nova unidade judiciária.

Já a juíza Antonieta Maroja, responsável pelo Juizado, destacou a estrutura multidisciplinar que o Juizado terá com uma equipe de psicólogos, médicos, pedagogos, assistentes sociais, entre outros profissionais relacionados com essa área de atuação.

O Reitor Rômulo Polari ressaltou a importância do convênio firmado com o TJ e os seus benefícios para o aprendizado dos estudantes da UFPB que, além de estágios, poderão  desenvolver suas atividades de pesquisa e extensão junto ao Juizado Especial de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher.

Agência de Notícias da UFPB