Seminário debate políticas e conflitos contemporâneos na América Latina

Estudantes de graduação, pós-graduação, professores e pesquisadores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) podem participar do “II Seminário Internacional América Latina: políticas e conflitos contemporâneos - SIALAT”. O evento é organizado pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da Universidade Federal do Pará (UFPA) e ocorrerá de 27 a 29 de novembro em Belém, Pará.

As inscrições para o SIALAT podem ser feitas até o dia do evento. Já as inscrições para envio de resumos o prazo termina nesta sexta-feira (30). Para mais detalhes acesse esta aba na página do evento: “Submissão de trabalhos.”

O SIALAT é um evento que pretende despertar para lacunas em estudos no campo das Ciências Sociais. Trata-se de temas relacionados ao desenvolvimento e  a colonialidade, considerando abordagens críticas e comparativas. Pretende debater situações comuns que atravessam hoje os países da América Latina com base em resultados de pesquisas produzidas em universidades, em institutos de pesquisa, em programas de pós-graduação e outras instituições reconhecidas pela sua excelência.

Vai aprofundar o debate crítico sobre as políticas, os conflitos sociais, o processo histórico de transformação, considerando as práxis sociais, as lutas sociais e os movimentos sociais, inclusive das conjunturas de crise econômica e política. O seminário propicia, ainda, o intercâmbio de ideias, estudos, pesquisas e debates na análise de experiências de governos e de organizações da sociedade civil em relação às politicas públicas, e incrementar o intercâmbio acadêmico-científico tomando como referência os próprios Programas de Pós-Graduação no campo do desenvolvimento e de temas a ele correlatos.

A programação envolverá várias atividades de caráter científico, tecnológico e cultural. Conta-se com as seguintes sessões: Conferências, Mesas-Redondas, Grupos de Trabalho, apresentação de Trabalhos Completos, Apresentação de Pôsteres, Minicursos, Mostra de Filmes sociológicos e etnográficos e Programação Cultural.

O publico alvo é formado por Programas de Pós-Graduação, Grupos de Pesquisa, professores, pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação, técnicos, gestores púbicos, movimentos sociais, profissionais e interessados em geral em estudos latino-americanos e nas temáticas abordadas.

As inscrições para o SIALAT 2017 serão feitas através de formulário online disponível aqui, quando o participante pode optar também pelo Minicurso de sua preferência.

Mais informações pelo telefone: (91) 3201-7231; e-mail: sialat2017@gmail.com; e-mail para envio de resumos: sialat2017resumos@gmail.com; e na página: www.sialat2017.com.

Agência de Notícias da UFPB - Com Assessoria