Sistema de Gestão de Desempenho da UFPB destaca-se entre as IFES

Encerra-se na próxima segunda (3), o prazo para cadastramento e confirmação dos planos setoriais e dos planos de trabalho individuais dos servidores técnico-administrativos e dos servidores que ocupam cargo de gerência da UFPB. Os planos integram o Sistema de Gestão de Desempenho por Competências (SGDCom), implantado pela Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progep).

O sistema foi criado em 2014, na perspectiva de aprimorar o desempenho funcional em consonância com os objetivos e metas descritos no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) - principal instrumento de planejamento e gestão da UFPB. O SGDCom promove um processo democrático de avaliação do desempenho dos servidores da instituição, envolvendo todos os membros da equipe.

Esse trabalho desenvolvido pela Progep foi reconhecido no Fórum Nacional dos Pró-Reitores de Gestão de Pessoas das IFES (Forgepe), realizado na Universidade Federal da Santa Catarina (UFSC), nos dias 28 a 31 de março. O diretor da Divisão de Gestão do Desempenho (DGD/Progep), José Bezerra Honório, um dos representantes da UFPB no evento, relata que as instituições presentes se mostraram interessadas em conhecer mais de perto a metodologia utilizada pela Progep.

“A demonstração de interesse superou as expectativas. Boa parte das IFES não possui sistema nem metodologia própria de avaliação de desempenho. Percebemos que há também uma defasagem na maneira como as instituições realizam esse processo. Muitas ainda utilizam formulário de papel”, avaliou Honório. "Foi gratificante ver nosso trabalho ser procurado por outros gestores para saberem detalhes, agendar visitas”.

Visitas

Um exemplo da busca por conhecer o processo da UFPB foi a visita de técnicos da UFSC, no início de maio, que participaram de reuniões com a Progep e a Superintendência de Tecnologia da Informação (STI).

O sistema de gestão de pessoas da Progep também foi objeto de visita técnica (foto) da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida (Progepe) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A chefe de gabinete da UFPE Lenita Almeida Amaral, a pró-reitora Sonia Maria Medeiros de Menezes e o diretor de desenvolvimento de pessoal Eugênio Geovani Caraciolo e Silva estiveram reunidos com gestores da Progep, em 8 de junho, para conhecer detalhes sobre a estrutura, o funcionamento e dos processos da área, inclusive os relacionados à avaliação de desempenho. Participaram, pela UFPB, o pró-reitor Francisco Ramalho, a assessora técnica Sandra Carvalho e os coordenadores de qualidade de vida Tatiana Reitz, de desenvolvimento de pessoas Harrisson Silva e de processos de gestão Deivysson Correia.

ACS | Lis Lemos