Psicóloga e escritora da UFPB ganha Prêmio Literarte 2012

Jô Mendonça, coordenadora do Projeto Qualidade de Vida e Intercâmbio Cultural da Universidade Federal da Paraíba, foi premiada na Categoria Literatura

A psicóloga paraibana Josenice Alcoforado de Mendonça receberá o Troféu Prêmio Literarte de Cultura 2012, que será entregue nos dias 4 e 5 deste mês, na Sala de Conferências do Hotel Nikko, em Curitiba. O evento é promovido pela Associação Internacional de Escritores e Artistas. Coordenadora do Projeto Qualidade de Vida e Intercâmbio Cultural entre a Paraíba, Brasil e outros Países na Universidade Federal da Paraíba, Jô Mendonça, como é mais conhecida, foi premiada na Categoria Literatura, com o livro “Jogo de Palavras”.

O Literarte reconhece, distingue e premia quem se destaca na sociedade com excelência na gestão de suas carreiras, contribuindo efetivamente para o desenvolvimento cultural e socioeconômico do país. A premiação é uma homenagem aos que brilharam em 2011 no cenário cultural, tendo como maior objetivo o reconhecimento público sobre as melhores iniciativas culturais. Os critérios levados em conta pelo Literarte são talento, criatividade, empreendedorismo, respeito, companheirismo e apoio cultural.

Jô Mendonça utiliza forma descontraída em seus livros (verso, prosa e técnicas da Psicologia) para orientar o público leitor quanto aos problemas de relacionamento e comportamento. Aos que pretendem enveredar pelos caminhos da literatura, ela sugere que sigam adiante com os seus sonhos, nunca desistam. “A qualquer dia e a qualquer hora bate a sua porta uma oportunidade ímpar que não pode ser descartada para a realização desses sonhos", enfatiza.

A premiada

Natural de João Pessoa, Jô Mendonça é psicóloga, pratictioner em Neurolinguística e Terapia Comunitária. Como coordenadora do Projeto Qualidade de Vida e Intercâmbio Cultural entre a Paraíba, Brasil e outros Países na UFPB, é responsável pela equipe que auxilia a comunidade carente visando à qualidade de vida, especialmente com programas de amparo e apoio psicológico às famílias na área de saúde mental. Jô Mendonça utiliza a arte como uma de suas ferramentas de motivação e transformação social, unindo esses projetos com contribuições para as comunidades.

Na área artística, Jô Mendonça é cantora, compositora, atriz, poetisa e artista plástica. No mercado literário, já contribuiu com diversos autores em mais de trinta obras. Posteriormente começou a elaborar suas próprias obras, entre elas duas antologias. Ela é representante da Rede de Escritoras Brasileiras (Rebra) na Paraíba, comendadora pela Academia de Letras e Artes de Goiás e delegada brasileira da Academia ALAV, do Chile.

“Jogo de palavras” (Editora Publit, Rio de Janeiro, 2010) e "Jeux de mots em poésie” (Yvelinedition, França, 2011) são alguns dos livros publicados por Josenice Mendonça. “Conto porque conto – Un conte, car je raconte!” será lançado em breve pela Editora da UFPB. Ela está preparando o pré-lançamento da antologia “Expressões: Literatura Contemporânea Brasileira - trilíngue - português, francês e Inglês”, da Editora Literarte. As obras também serão lançadas em vários países da Europa.

Agência de Notícias da UFPB - Costa Filho