Centro de Educação recebe inscrições para Curso de Extensão em Educação do Campo

Começaram em 3 de julho, as inscrições para o Curso de Extensão em Formação Continuada em Educação do Campo. A capacitação é preferencialmente destinada a educadores, gestores e técnicos que atuam em escolas no campo, nos anos finais dos Ensinos Fundamental e Médio, e que ainda não tenham formação em nível superior.

O curso é uma parceria da UFPB com o Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi), e será coordenado pelo Departamento de Educação do Campo do Centro de Educação (CE/UFPB).

De acordo com a coordenadora do curso, professora Maria do Socorro Xavier Batista, a intenção é qualificar 50 educadores que atuam em cidades no interior da Paraíba. “Queremos que esses professores e gestores conheçam as políticas de educação do campo, que não estão sendo aplicadas em alguns municípios e, assim, melhorar o processo de ensino-aprendizado dessas escolas”, afirmou. A professora explicou ainda que, segundo dados do Censo Escolar 2014, existem 1055 professores na Paraíba que atuam em escolas rurais em 59 municípios e que não possuem formação superior.

A capacitação terá carga horária de 180 horas e será realizada entre os meses de agosto e dezembro. “As aulas serão às sextas e sábados justamente para que os professores possam conciliar com o trabalho”, esclareceu a coordenadora. O curso será baseado na metodologia da alternância, que consiste num tempo de aula na universidade e um período de atividades em escolas do campo, onde os participantes desenvolverão projetos de pesquisa e extensão em comunidades e escolas rurais.

Inscrições

As inscrições seguem até 20 de julho. Para concorrer a uma vaga, o interessado deve conhecer o edital do processo seletivo e preencher o formulário disponível neste link. O formulário deve ser encaminhado junto com os comprovantes de escolaridade e de atuação em escolas do campo, cópia da carteira de identidade e do CPF, e um texto de, no mínimo, dez linhas explanando os motivos de querer participar do curso.

O resultado será divulgado em 22 de julho. Os selecionados terão os dias 25 e 26 para realizarem a matrícula. Para mais informações, acesse: http://www.ce.ufpb.br/ce/contents/noticias/departamento-de-educacao-do-c....

As aulas terão início em 3 de agosto e término em 15 de dezembro.

ACS | Lis Lemos